Logo Folha de Pernambuco

Mercosul

Uruguai vai promover diálogo com China durante presidência do Mercosul

Um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e Singapura foi aprovado em dezembro

Presidentes dos países integrantes do MercosulPresidentes dos países integrantes do Mercosul - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Uruguai vai promover o diálogo sobre o livre-comércio entre o Mercosul e a China quando ocupar a presidência rotativa do bloco sul-americano, a partir do mês que vem, informou nesta segunda-feira (03) o chanceler do governo de Luis Lacalle Pou.

"O Uruguai assume a presidência no dia 8 de julho e, como sempre, nossa principal bandeira é a modernização do Mercosul", disse o chanceler Omar Paganini. "Mais do que uma zona que nos proteja, o que queremos é uma zona que nos permita sair para o mundo, negociar com o mundo inteiro a partir de uma plataforma comum", explicou, destacando a importância disso "para os países menores", como Uruguai e Paraguai.

"O Mercosul avança nesse sentido, foi possível assinar com Singapura, há avanços com os Emirados. Vamos propor que o diálogo Mercosul-China seja revitalizado", disse Paganini.

Um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e Singapura foi aprovado em dezembro, na última reunião de cúpula do bloco, no Rio de Janeiro. Paganini afirmou hoje que o governo argentino "está na mesma posição" de abrir o Mercosul.

O Uruguai pressiona por um acordo com a China e chegou a iniciar conversas bilaterais com Pequim, o que causou tensão no bloco. O estímulo a novos acordos comerciais acontece em meio a dificuldades para concluir o acordo com a União Europeia, negociado há mais de duas décadas.

Veja também

Acidentes de ônibus deixam 52 mortos no Afeganistão
Afeganistão

Acidentes de ônibus deixam 52 mortos no Afeganistão

Doses moderadas de vinho reduzem risco de doenças cardiovasculares, diz estudo
SAÚDE

Doses moderadas de vinho reduzem risco de doenças cardiovasculares, diz estudo

Newsletter