Uso de máscaras é flexibilizado para profissionais e estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais
Medida é válida para ambas as redes públicas e privadas, e será válida a partir da próxima segunda (05)
Nas últimas semanas, o uso de máscaras em salas de aula vem sofrendo flexibilizações devido a manutenção sustentada da queda no número de casos de Covid-19 em Pernambuco. A partir desta segunda-feira (5), a utilização do material de proteção deixará de ser obrigatório para estudantes e profissionais de educação do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, assim como no Ensino Médio, ele terá o caráter de recomendado.
Apesar da flexibilização, o uso de máscaras segue obrigatório para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano, e Educação Infantil, independentemente do status de vacinação da criança. O decreto regulamentando a nova medida será publicado no Diario Oficial do Estado deste sábado (03).
Leia também
• Agência Europeia de Medicamentos alerta para possíveis novas variantes da Covid-19
• Pernambuco registra 880 novos casos e quatro óbitos por Covid-19
• Uso de máscaras deixa de ser obrigatório para o ensino médio nesta quinta (18)
“Estamos dando mais um passo importante na liberação do uso de máscaras nas unidades de ensino. Seguiremos acompanhando os casos em Pernambuco para avançarmos ainda mais nas outras séries”, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a última vez que pacientes com idade entre 12 e 14 anos apresentaram casos graves da Covid-19 foi no início do mês de julho. Em relação a casos fatais na faixa etária, a última morte pela doença por ocorreu na semana epidemiológica (SE) 6, no início de fevereiro.
Em relação aos casos leves, o número de contaminações também segue em redução sustentada. No início de julho, na SE 26, foram confirmados 413 casos de síndrome gripal. Já na semana passada, SE 34, foram confirmados 15 casos. A recomendação vale tanto para as escolas da rede privada quanto para a rede pública.