Coronavírus

Governo de Pernambuco distribui 50 mil máscaras para usuários de transporte público da RMR

A iniciativa tem o objetivo de estimular o uso da máscara, garantindo mais proteção à saúde da população em geral

Governo de Pernambuco distribui 50 mil máscaras para usuários do transporte público da RMRGoverno de Pernambuco distribui 50 mil máscaras para usuários do transporte público da RMR - Foto: Américo Santos/SEI

Usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/ RMR) vão receber do Governo de Pernambuco 50 mil máscaras de proteção para ajudar no combate ao coronavírus. 

A iniciativa tem o objetivo de estimular o uso da máscara, garantindo mais proteção à saúde da população em geral, já que o item é uma barreira que evita o contágio comunitário da Covid-19 no espaço público.  

As máscaras já estão sendo distribuídas todos os dias nos horários de pico (6h às 9h; 12h; fim de tarde até início da noite). Segundo assessoria de imprensa do Palácio do Governo, a ideia é dar prosseguimento a iniciativa. 

As equipes do Governo de Pernambuco estão entregando as máscaras aos usuários dos seguintes terminais: Abreu e Lima, Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Caxangá, CDU, Getúlio Vargas, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Largo da Paz, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Prazeres, Recife, Rio Doce, Santa Luzia, Santa Rita, Tancredo Neves, TIP e Xambá.


A Operação Pernambuco pela Prevenção, que também fornece álcool em gel para quem passa pelos terminais, é realizada pelas secretarias de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD) e pela Casa Civil, além do Grande Recife Consórcio de Transportes.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, essa é mais uma iniciativa importante do Governo, que desde o início da pandemia tem trabalhado para mitigar seus efeitos no transporte público.

"Com essa ação, iremos ampliar o número de máscaras distribuídas aos usuários. Desde o ano passado, entre outras iniciativas, nós já reforçamos a higienização dos TIs e veículos, colocamos pias externas em 22 terminais e ampliamos o número de facilitadores de embarque. Em parceria com a Secretaria de Defesa Social, também disponibilizamos mais de 2,5 mil policiais através do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) nos 10 principais TIs do Grande Recife para garantir a segurança dos usuários e o bom funcionamento dos terminais", ponderou.

Quem passava pelo Terminal Integrado de Passageiros da PE-15, em Olinda, nesta terça-feira (9), aprovou a iniciativa, como Fábio Bernardo, que passa todos os dias pelo local. “Estou achando ótima essa ação. Devemos sempre usar máscara e o álcool em gel”, afirmou. Também usuária de transporte coletivo, Regina Conceição concorda e lembra que a iniciativa ajuda as pessoas que não têm condições de comprar mais de uma máscara. “Quem não gosta de usar é porque não quer ter saúde”, disse.

O secretário da SPVD, Cloves Benevides, lembra que tempos tão desafiadores pedem a cooperação de todos. “O Governo tem feito esforços para ampliar as estratégias de saúde. A população deve somar-se a este esforço promovendo o autocuidado: o uso da máscara, a manutenção do distanciamento social e medidas que restringem a circulação são absolutamente necessárias para ampliar o cenário de prevenção e impedir o crescimento dos números. É hora da proteção integrada, da sociedade e do Governo, para proteger as pessoas que a gente ama”, argumenta Benevides.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter