Vacina é recomendada para pessoas abaixo de 65 anos, dizem especialistas alemães; AstraZeneca nega
Os atuais dados são "insuficientes para avaliar a eficácia das vacinas em pessoas com mais de 65 anos", afirmou comissão de vacinação alemã
A comissão de vacinação alemã afirmou nesta quinta-feira (28) que recomenda a vacina contra Covid-19 do laboratório britânico AstraZeneca unicamente para pessoas com menos de 65 anos, por causa da falta de dados para idosos.
"A vacina Covid-19 da AstraZeneca é atualmente recomendada apenas para pessoas com idade entre 18 e 64 anos", escreveu a Comissão de Vacinação (STIKO), em um documento consultado pela AFP.
Este parecer especifica que "os dados atualmente disponíveis são insuficientes para avaliar a eficácia das vacinas em pessoas com mais de 65 anos".
Resposta
As declarações foram desmentidas tanto pela fabricante como pelo governo alemão, que acusou esses veículos de confundirem vários dados.
Leia também
• Alemanha quer restringir voos com Brasil, Reino Unido, África do Sul e Portugal
• Idosa de 91 anos é a primeira a receber vacina da Oxford no Recife
• Vacinas de AstraZeneca/Oxford que chegaram a Pernambuco irão para idosos a partir de 85 anos
O diretor-geral da AstraZeneca, Pascal Soriot, admitiu, porém, que dispõe de "uma quantidade limitada de dados relativos à população de idade avançada" e considerou "possível" que alguns países prefiram não administrá-la nesta categoria no momento.
Ele também afirmou que sua vacina fornece uma proteção de 100% contra as formas graves da covid-19 e a hospitalização. Segundo ele, a vacina é capaz de combater a variante do coronavírus encontrada na Inglaterra, considerada muito mais contagiosa.