Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Vacina da Janssen tem uso prioritário na população em situação de rua no Recife

Vacinação de população em situação de rua no RecifeVacinação de população em situação de rua no Recife - Foto: Marcos Pastich/PCR

A Prefeitura do Recife (PCR) anunciou, nesta quarta-feira (7), a determinação do uso da vacina da Janssen contra a Covid-19 para a população em situação de rua da cidade. 

Segundo a prefeitura, esse é um esforço para ampliar a imunização dessa parcela da população, uma vez que a vacina produzida pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson oferece cobertura vacinal completa com dose única.

Das 625 pessoas vacinadas nesta condição, 117 já receberam o imunizante, de acordo com dados da PCR.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social estima que há 1.600 pessoas em situação de rua na capital pernambucana.

Para o prefeito do Recife, João Campos, a medida protege ainda mais esta população ao mesmo tempo em que a prefeitura também busca promover sua inclusão no mercado de trabalho.

“Determinei o uso prioritário da vacina Janssen, de dose única, para acelerar a imunização da população em situação de rua do Recife. Seguimos com outras ações importantes com o Programa Recife Acolhe, que já começou a contratar pessoas que vivem nas ruas para terem acesso ao mercado de trabalho, atuando na limpeza urbana da cidade”, ressaltou.

A estratégia para vacinação desse público é uma das primeiras ações previstas na Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua, implantada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, no começo de maio deste ano. 

No Recife, vêm sendo adotas três estratégias para atender a população em situação de rua: a oferta de vacinação no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Glória, em Santo Amaro; a oferta em 10 postos de vacinação do município sem agendamento prévio; bem como a oferta itinerante, realizada pelas as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) em conjunto com o Consultório na Rua (CnaR), da Sesau.

O objetivo dessa estratégia também é minimizar a exposição dos usuários, ampliar a captação e cobertura do público específico. Uma das definições pensadas para a vacinação da população em situação de rua é a adequação do aplicativo e site Conecta Recife para cadastro e agendamento de vacinação para a população em situação de rua.

Com a adaptação, há espaço para informação específica de sua condição de rua, além da desobrigatoriedade do preenchimento do CPF, entre outras medidas. 

Postos onde a População em Situação de rua pode solicitar imunização sem prévio agendamento

- UniNassau (Graças); Unicap (Boa Vista);
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- UPA-E do Ibura.

Veja também

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento
COP29

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído
INCÊNDIO

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído

Newsletter