Vacina da Janssen tem uso prioritário na população em situação de rua no Recife
A Prefeitura do Recife (PCR) anunciou, nesta quarta-feira (7), a determinação do uso da vacina da Janssen contra a Covid-19 para a população em situação de rua da cidade.
Segundo a prefeitura, esse é um esforço para ampliar a imunização dessa parcela da população, uma vez que a vacina produzida pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson oferece cobertura vacinal completa com dose única.
Das 625 pessoas vacinadas nesta condição, 117 já receberam o imunizante, de acordo com dados da PCR.
Um levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social estima que há 1.600 pessoas em situação de rua na capital pernambucana.
Leia também
• Segunda dose da Astrazeneca pode ser aplicada com 60 dias em Pernambuco; Recife adere à antecipação
• Recife inicia vacinação contra a Covid-19 para público em geral a partir dos 37 anos
• Navio isolado no Porto do Recife tem nove tripulantes diagnosticados com Covid-19
Para o prefeito do Recife, João Campos, a medida protege ainda mais esta população ao mesmo tempo em que a prefeitura também busca promover sua inclusão no mercado de trabalho.
“Determinei o uso prioritário da vacina Janssen, de dose única, para acelerar a imunização da população em situação de rua do Recife. Seguimos com outras ações importantes com o Programa Recife Acolhe, que já começou a contratar pessoas que vivem nas ruas para terem acesso ao mercado de trabalho, atuando na limpeza urbana da cidade”, ressaltou.
A estratégia para vacinação desse público é uma das primeiras ações previstas na Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua, implantada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, no começo de maio deste ano.
No Recife, vêm sendo adotas três estratégias para atender a população em situação de rua: a oferta de vacinação no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Glória, em Santo Amaro; a oferta em 10 postos de vacinação do município sem agendamento prévio; bem como a oferta itinerante, realizada pelas as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) em conjunto com o Consultório na Rua (CnaR), da Sesau.
O objetivo dessa estratégia também é minimizar a exposição dos usuários, ampliar a captação e cobertura do público específico. Uma das definições pensadas para a vacinação da população em situação de rua é a adequação do aplicativo e site Conecta Recife para cadastro e agendamento de vacinação para a população em situação de rua.
Com a adaptação, há espaço para informação específica de sua condição de rua, além da desobrigatoriedade do preenchimento do CPF, entre outras medidas.
Postos onde a População em Situação de rua pode solicitar imunização sem prévio agendamento
- UniNassau (Graças); Unicap (Boa Vista);
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- UPA-E do Ibura.