LAUDO

Vacina da Pfizer/BioNTech não está ligada a mortes após injeção, diz regulador europeu

A EMA concluiu que os dados coletados "coincidem com a informação relativa à segurança da vacina que já estava em suas mãos e que não se identificou nenhum outro efeito colateral"

Vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelos laboratórios Pfizer/BioNTechVacina contra a Covid-19 desenvolvida pelos laboratórios Pfizer/BioNTech - Foto: Gabriella Audi/AFP

A vacina desenvolvida pelos laboratórios Pfizer/BioNTech contra o coronavírus não tem relação com a morte de pessoas que receberam a injeção e também não apresenta efeitos colaterais novos - concluiu a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) nesta sexta-feira (29).

Em um comunicado, o regulador europeu afirmou que examinou as mortes de pessoas que receberam uma injeção e concluiu que "os dados não mostram qualquer relação com a vacina e que esses casos não mostram que há um problema de segurança" com este fármaco.

A EMA concluiu que os dados coletados "coincidem com a informação relativa à segurança da vacina que já estava em suas mãos e que não se identificou nenhum outro efeito colateral".

Houve reações alérgicas esporádicas graves que não vão além daquelas previstas como efeito colateral, disse a agência com sede em Amsterdã.

"As vantagens (da vacina) na prevenção da Covid-19 continuam sendo superiores a qualquer risco, e não há qualquer mudança na recomendação de seu uso", completou o órgão.

Até o momento, o regulador europeu aprovou duas vacinas: a da Pfizer/BioNTech e a do laboratório americano Moderna. Nesta sexta-feira, vai-se pronunciar sobre uma terceira, a desenvolvida pelo laboratório britânico AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. 

Alguns países, entre eles Noruega, Dinamarca, Finlândia, Islândia e Suécia, relataram mortes em pessoas que receberam a injeção do fármaco da Pfizer/BioNTech, mas nenhuma ligação com a vacina foi estabelecida.

Veja também

Equador registra mais de 1.300 incêndios florestais em menos de um mês
QUEIMADAS

Equador registra mais de 1.300 incêndios florestais em menos de um mês

Qual o melhor pote de plástico para armazenar e esquentar o alimento no micro-ondas?
SAÚDE

Qual o melhor pote de plástico para armazenar e esquentar o alimento no micro-ondas?

Newsletter