Vacinação contra Covid-19 começa no Cabo de Santo Agostinho
Primeiros vacinados foram profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Mendo Sampaio
O Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, começou a aplicar a vacina contra a Covid-19, no fim da tarde de terça-feira (19). A cidade recebeu neste primeiro lote um total de 3.620 doses.
De acordo com a Prefeitura do Cabo, a primeira fase da imunização irá contemplar profissionais de saúde, que atuam no combate à Covid-19; pessoas com mais de 60 anos, que vivem em Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores desses locais; e pessoas acima de 18 anos com deficiência severa, que vivem em instituição de abrigo.
Serão imunizados primeiramente 1.740 profissionais de saúde, o que representa 30% do quadro da cidade. 100% dos idosos institucionalizados e pessoas acima de 18 anos com deficiência severa, que vivem em instituição de abrigo, e os funcionários dos abrigos também serão imunizados, que totaliza 70 pessoas. A segunda dose será realizada a partir dos 14 dias da administração da primeira dose.
Leia também
• Olinda inicia vacinação contra Covid-19 com cerimônia no Carmo
• Veja como foi o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em municípios de Pernambuco
• Abreu e Lima inicia campanha de vacinação da Covid-19
s primeiros a receberem a dose da CoronaVac foram o médico Assuero Tavares de Araújo e a enfermeira Marta Julia Vasconcelos, ambos de 58 anos. Os dois trabalham na linha de frente de combate ao coronavírus no Hospital Mendo Sampaio.
“Sou do grupo de risco, mas escolhi continuar trabalhando na linha de frente, pois amo o que faço e, neste momento tão difícil, precisava ajudar salvando vidas. Fico muito feliz de estar aqui tomando essa vacina e representando a força de um cidadão poder tomar a vacina”, declarou o médico Assuero Tavares, que trabalha há quase 15 anos na rede municipal de saúde do Cabo.
Emocionada, a enfermeira Marta Julia Vasconcelos, conta que perdeu muitos amigos e colegas de trabalho durante a pandemia. “É inexplicável a sensação de poder estar aqui recebendo a vacina. Tantas pessoas que eu conhecia se foram por esse vírus. Espero que eu e Dr. Assuero possamos ser o exemplo para que todos se vacinem”, disse após receber a primeira dose.
O prefeito do Cabo, Keko do Armazém, alerta que a população deve manter-se vigilante no combate ao vírus. “Este é um momento único de esperança nesta pandemia, mas precisamos continuar usando máscaras, álcool em gel, evitando aglomerações e seguindo as orientações de higienização da Organização Mundial da Saúde. Se cada um fizer sua parte conseguiremos vencer esse vírus”, pontuou.