VACINA CONTRA A COVID-19

PE: trabalhadores da Saúde começam a receber a 2ª dose da vacina

Povos indígenas aldeados, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência institucionalizadas também já estão entre os que receberam a segunda dose em Pernambuco

Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, 52, a primeira pernambucana vacinada contra a doença no Estado, recebe a segunda dose da vacina contra a Covid-19Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, 52, a primeira pernambucana vacinada contra a doença no Estado, recebe a segunda dose da vacina contra a Covid-19 - Foto: Miva Filho/SES-PE

A imunização contra a Covid-19 já alcançou a segunda dose para trabalhadores da rede estadual de Saúde de Pernambuco. Profissionais que foram vacinados com a Sinovac/Butantan deveriam receber a segunda dose do imunizante entre o 21º e 28º dia após a primeira aplicação. Seguindo as recomendações, o grupo já começou a receber a segunda dose.

Até o momento, Pernambuco aplicou 220.461 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 9.669 como segunda dose em trabalhadores da saúde. Povos indígenas aldeados, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência institucionalizadas também já estão entre os que receberam a segunda dose em Pernambuco. 

Entre os entre os grupos que compareceram para finalizar o esquema da vacinação no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), localizado no Recife e primeira unidade a vacinar seus profissionais com a chegada dos imunizantes em janeiro, esteve a técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos. Perpétua foi a primeira vacinada contra a doença no Estado, em 18 de janeiro. 

“É uma sensação de alívio. Eu estava na expectativa para a segunda dose e, agora, estou 100% imunizada. Mas isso não quer dizer que a gente não deva continuar adotando todos os cuidados. Precisamos continuar usando máscaras, com a higiene correta e sem fazer aglomeração”, contou Perpétua. 

A vacina da Sinovac/Butantan tem sido utilizada em todos os grupos prioritários do momento, exceto os idosos a partir dos 85 anos, que estão utilizando o imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que indica a segunda dose apenas três meses após a primeira. 

Em relação à segunda dose, já foram beneficiados 9.669 trabalhadores de saúde; 4.929 povos indígenas aldeados; 691 idosos institucionalizados e 8 pessoas com deficiência institucionalizadas já foram vacinadas, totalizando 15.297 pessoas que já finalizaram o esquema. 

Idosos a partir de 85 anos, que estão recebendo o imunizante da  AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, já somam 63.591 vacinados, 87% do total estimado dessa população, de acordo com André Longo, secretário estadual de Saúde.

Um total de 11.568 idosos com a idade necessária ainda não recebeu o imunizante em Pernambuco. O agendamento para vacinação deve ser feito em contato com as secretarias de saúde municipais, por meio de site, ligação ou agente de saúde. 

Veja também

Mergulhadores encontram corpo nas proximidades do naufrágio do navio Concórdia
LITORAL NORTE

Mergulhadores encontram corpo próximo ao naufrágio do navio Concórdia

O fim do "Zé Gotinha": a partir de novembro, imunização contra a Poliomelite passa a ser injetável
SAÚDE

O fim do "Zé Gotinha": a partir de novembro, imunização contra a Poliomelite passa a ser injetável

Newsletter