Logo Folha de Pernambuco

VACINA CONTRA A COVID-19

PE: trabalhadores da Saúde começam a receber a 2ª dose da vacina

Povos indígenas aldeados, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência institucionalizadas também já estão entre os que receberam a segunda dose em Pernambuco

Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, 52, a primeira pernambucana vacinada contra a doença no Estado, recebe a segunda dose da vacina contra a Covid-19Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, 52, a primeira pernambucana vacinada contra a doença no Estado, recebe a segunda dose da vacina contra a Covid-19 - Foto: Miva Filho/SES-PE

A imunização contra a Covid-19 já alcançou a segunda dose para trabalhadores da rede estadual de Saúde de Pernambuco. Profissionais que foram vacinados com a Sinovac/Butantan deveriam receber a segunda dose do imunizante entre o 21º e 28º dia após a primeira aplicação. Seguindo as recomendações, o grupo já começou a receber a segunda dose.

Até o momento, Pernambuco aplicou 220.461 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 9.669 como segunda dose em trabalhadores da saúde. Povos indígenas aldeados, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência institucionalizadas também já estão entre os que receberam a segunda dose em Pernambuco. 

Entre os entre os grupos que compareceram para finalizar o esquema da vacinação no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), localizado no Recife e primeira unidade a vacinar seus profissionais com a chegada dos imunizantes em janeiro, esteve a técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos. Perpétua foi a primeira vacinada contra a doença no Estado, em 18 de janeiro. 

“É uma sensação de alívio. Eu estava na expectativa para a segunda dose e, agora, estou 100% imunizada. Mas isso não quer dizer que a gente não deva continuar adotando todos os cuidados. Precisamos continuar usando máscaras, com a higiene correta e sem fazer aglomeração”, contou Perpétua. 

A vacina da Sinovac/Butantan tem sido utilizada em todos os grupos prioritários do momento, exceto os idosos a partir dos 85 anos, que estão utilizando o imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que indica a segunda dose apenas três meses após a primeira. 

Em relação à segunda dose, já foram beneficiados 9.669 trabalhadores de saúde; 4.929 povos indígenas aldeados; 691 idosos institucionalizados e 8 pessoas com deficiência institucionalizadas já foram vacinadas, totalizando 15.297 pessoas que já finalizaram o esquema. 

Idosos a partir de 85 anos, que estão recebendo o imunizante da  AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, já somam 63.591 vacinados, 87% do total estimado dessa população, de acordo com André Longo, secretário estadual de Saúde.

Um total de 11.568 idosos com a idade necessária ainda não recebeu o imunizante em Pernambuco. O agendamento para vacinação deve ser feito em contato com as secretarias de saúde municipais, por meio de site, ligação ou agente de saúde. 

Veja também

Newsletter