Vacinação no Brasil: nova plataforma facilita o acesso a informações sobre cobertura vacinal
O espaço virtual VacinaBR tem como objetivo contribuir para dar mais transparência às ações de imunização no país
Indicadores de taxa de cobertura vacinal são importantes para a implementação de ações coordenadas e bem-planejadas de vacinação capazes de erradicar e controlar doenças, e reduzir a mortalidade de crianças e adultos.
Com o objetivo de facilitar a visualização e o acompanhamento desses dados, o Instituto Questão de Ciências (IQC) lança nesta segunda-feira (4) a plataforma VacinaBR, um espaço virtual interativo com dados, mapas e gráficos sobre a vacinação no Brasil.
A manutenção de altas coberturas vacinais é fundamental para a saúde pública. Entretanto, nos últimos anos, a consecutiva queda dessas taxas no Brasil tem sido motivo de preocupação não apenas para profissionais e gestores de saúde, mas para todos os setores da sociedade.
Leia também
• Ministra diz que a vacina contra Covid no PNI para menores de 5 anos é "direito das crianças"
• Brasil fornecerá à Argentina tecnologia da vacina contra febre amarela
• Vacina da chikungunya induz resposta imune em 98,8% dos vacinados
A nova plataforma foi desenvolvida pelo Observatório de Políticas Científicas do IQC, com o apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Seu objetivo é facilitar o acesso a essas informações para pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e jornalistas e, assim, contribuir para dar mais transparência às ações de imunização. Por ser de fácil acesso e uso intuitivo, também pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha interesse nessas informações.