Recife começa a vacinar pessoas a partir de 64 anos; saiba como agendar
Postos receberam idosos a partir dos 64 anos nesta terça-feira (23); com exceção da fila de triagem do DNOCS, movimentação foi tranquila para quem buscou os postos de imunização
Movimentação tranquila no Tribunal Regional Federeal (TRF) da 5ª Região no Cais do Apolo, Bairro do Recife, nesta terça-feira (23), primeiro dia de vacinação dos idosos a partir dos 64 anos - faixa etária aberta pela Prefeitura do Recife na noite dessa segunda-feira (22), em anúncio feito pelo prefeito do município João Campos.
Apesar da dificuldade de agendamento relatada por quem tentou fazer o procedimento pelo APP Conecta Recife e também pelo site Minha Vacina - dificuldades esta imposta pelo grande fluxo de pessoas que passaram a acessar a ferramenta quando foi aberta para a faixa de 64 anos, às 19h de ontem - ao menos no TRF, idosos que compareceram para receber doses do imunziante contra a Covid-19, não informaram problemas.
Um deles, o aposentado Antônio Fernando Pessoa, 78, ansioso em receber a segunda dose, efetuou o agendamento com facilidade, auxiliado por sua família. Apesar de aliviado após completar o ciclo das duas doses da vacina Coronavac (Butantan), ele vai seguir mantendo todos os cuidados no combate ao coronavírus. "Com a segunda dose dá para ficar mais tranquilo, mas vou seguir me cuidando, usando máscara, alcool em gel e ficar em casa".
Já no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), que também fucionca como ponto de vacinação, tanto drive thru quanto de idosos que chegam a pé, a fila de carros do lado de fora para triagem na entrada do Órgão estava gigante, contrastando com a tranquilidade dos poucos veículos que passavam pelos toldos monatados para aplicação das doses.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, a fila na triagem era de pessoas que estavam com dificuldades em concluir o cadastro e/ou agendamento, fato que tem sido motivo de reclamações por parte de alguns usuários desde que a Prefeitura da cidade abriu para a faixa etária de 64 anos acima.
Ainda segundo informações da Secretaria, o DNOCS está com a capacidade máxima de uma média de 700 carros por dia já agendados para o drive thru até o fim desta semana.
Já o espaço reservado aos idosos que vão até o Departamento a pé, a movimentação se mostrava tranquila, apesar de ter algumas pessoas chegando ainda para concluir o agendamento. Vale ressaltar que quem for r a qualquer posto de vacinação do Recife com problemas de cadastro pelo APP Conecta Recife ou pelo site Minha Vacina, pode se dirigir a qualquer unidade que receberá o auxílio de servidores da Prefeitura.
Como agendar
O agendamento para a imunização deste grupo prioritário pode ser feito no aplicativo Conecta Recife e site Minha Vacina.
Para agendar a ida ao posto de vacinação para receber a dose, é preciso marcar dia, horário e local no site Minha Vacina ou no aplicativo Conecta Recife, disponível nas lojas de aplicativos para smartphones.
No site ou no app, o cidadão precisa marcar primeiramente o seu grupo prioritário.
Em seguida, é necessário anexar comprovante de residência e documento de identificação. Ainda há um formulário para preenchimento de dados como nome completo, CPF, telefone, data de nascimento e endereço. No ato da vacina, é preciso apresentar o comprovante de residência e também o documento de identificação.
Locais de Vacinação
O Recife tem 16 unidades que funcionam para vacinação contra a Covid-19, que abrem de domingo a domingo das 7h30 às 18h30, São elas:
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
- Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
- Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura
Drive-thrus:
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira
- Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.