Vacinas contra Covid-19 de São Bento do Una são enviadas para análise após oscilação de temperatura
Equipamento deveria funcionar com temperatura entre 2ºC e 8ºC, mas estava a 28ºC quando os funcionários chegaram para o expediente
A cidade de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, suspendeu a vacinação contra Covid-19 em razão de uma oscilação de temperatura na câmara fria de armazenamento das doses.
De acordo com a secretária interina de Saúde do município, Safira Demétrio, a câmara deveria funcionar a uma temperatura entre 2ºC e 8ºC.
No entanto, quando os profissionais chegaram para iniciar o expediente, na segunda-feira (5), o equipamento estava funcionando a 28ºC. Não houve vacinação na cidade entre a sexta-feira (2) e o domingo (4), feriadão da Semana Santa.
Leia também
• Fiocruz anuncia que vai entregar 18,4 milhões de vacinas contra a Covid-19 até 1° de maio
• Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacina contra Covid-19
• Posto de vacinação contra Covid-19 tem movimentação tranquila neste Sábado de Aleluia
"Hoje entramos em contato com o secretário de saúde do Estado [André Longo] e ele passou que o laudo vai ser emitido pelo Ministério da Saúde", explicou Safira.
São Bento do Una notificou a 4ª Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Caruaru, também no Agreste. O município aguarda o resultado para a retomada da vacinação da população.
Técnicos da empresa que faz a manutenção do equipamento devem ir, nesta terça-feira (6), ao ambulatório onde fica a câmara para analisar o equipamento.
"Não houve uma queda de energia, o que realmente aconteceu foi a oscilação de temperatura no equipamento. Vale salientar que não foram perdidas as doses. As doses estão sob análise", completou Safira.
Ao todo, há cerca de 2,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19, da CoronaVac e AstraZeneca, em análise, além de 410 para outras doenças.
A secretária de São Bento do Una ainda disse que há a possibilidade de envio de doses extras para prosseguir com a vacinação enquanto não chega uma nova remessa ao município.
De acordo com o calendário anteriormente divulgado, com as doses sob análise, São Bento do Una iria aplicar a segunda dose nos idosos de 75 a 79 anos e continuaria a primeira dose para a população de 65 a 69 anos.
A cidade também aguarda as novas doses que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde esta semana. A expectativa é de recebimento até sexta-feira (9).
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) afirmou que recebeu o relatório e que repassou o caso ao Ministério da Saúde, junto a todas as informações necessárias para avaliação dos imunizantes e do episódio.
A SES-PE ainda reforçou a importância dos gestores municipais fazerem o monitoramento permanente, inclusive aos finais de semana e feriados, das câmaras frias, que devem funcionar dentro dos parâmetros exigidos para conservação das vacinas. Além disso, acrescenta a pasta, é indispensável o controle dos estoques das doses contra o novo coronavírus e planejamento para que o insumo beneficie os grupos prioritários logo que seja entregue às secretarias municipais.
O último boletim de vacinação divulgado pela prefeitura, na quinta-feira, indica que foram aplicadas 6.089 doses da vacina na população.