Logo Folha de Pernambuco

NATAL

Vai chover no Natal? Veja a previsão do tempo para todo o Brasil

O verão 2025, que teve início às 6h20 do sábado, 21, não vai repetir as fortes ondas de calor que marcaram o verão passado

Gramado promove o tradicional Natal Luz há quase quatro décadasGramado promove o tradicional Natal Luz há quase quatro décadas - Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

O Natal deve ser chuvoso para a maior parte dos brasileiros este ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alertas amarelos, de perigo potencial, para chuvas fortes ao menos até esta terça-feira, 24 de dezembro, no norte do Estado de São Paulo; em todo o litoral paulista, paranaense e do norte catarinense; nas regiões Norte e Centro-oeste; em todo Minas Gerais e Rio de Janeiro; no oeste da Bahia e do Piauí; em quase todo o Maranhão.

A previsão é de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora nestes locais ou até 50 milímetros por dia, conforme o Inmet. A recomendação do Instituto é de que as pessoas não enfrentem tempestades, evitem utilizar aparelhos conectados à tomada no período de chuva e se mantenham atentos a possíveis alterações no terreno em regiões de encostas, apesar de o risco de deslizamentos e alagamentos ser baixo.

Já na capital paulista, apesar de a região não ter alerta de risco emitido até o momento, chuva deve ocorrer tanto na véspera, quanto no dia do Natal, conforme a empresa de meteorologia Climatempo. Tal condição climática seguirá até sábado, 29.

Veja mínimas e máximas para o Natal em algumas cidades de SP:

E no resto do País?

As previsões são do Climatempo.

Verão deve ser quente, chuvoso e com menos ondas de calor

O verão 2025, que teve início às 6h20 do sábado, 21, não vai repetir as fortes ondas de calor que marcaram o verão passado. Segundo Inmet, o período será quente, mas espera-se uma distribuição melhor das chuvas. Não são esperados grandes volumes de chuvas em curto espaço de tempo.

"As temperaturas tendem a permanecer acima da média histórica na maior parte da região, porém, a entrada de frentes frias e a formação de corredores de umidade vindos da Amazônia podem favorecer a ocorrência de dias consecutivos com chuva, amenizando a temperatura", diz relatório do instituto.

A previsão para o primeiro trimestre de 2025 indica que as chuvas podem ficar acima da média em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos e sul de Minas Gerais.

Conforme o instituto, sem a influência do El Niño e com a possível baixa configuração do La Niña, o clima deve ficar mais próximo da neutralidade, contrastando com as condições do verão passado.
 

Veja também

Feriados de fim de ano e verão: Cemit alerta para cuidados ao aproveitar as praias da RMR
PRAIAS

Feriados de fim de ano e verão: Cemit alerta para cuidados ao aproveitar as praias da RMR

Consumo de água do Rio Tocantins deve ser evitado em 19 cidades
meio ambiente

Consumo de água do Rio Tocantins deve ser evitado em 19 cidades

Newsletter