Vai fazer o Enem? Confira as dicas e se prepare para a prova de Linguagens
Veja os conteúdos que podem estar em evidência no vestibular em 2022
Faltam menos de três semanas para o primeiro dia de provas do Enem, e os estudantes estão na reta final dos preparativos para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, um dos cinco cadernos aplicados no vestibular.
Nesta primeira etapa, os vestibulandos farão cinco questões da língua estrangeira selecionada no momento de inscrição, o inglês ou espanhol, e 40 de língua portuguesa, uma prova marcada pelo foco na interpretação de texto.
Maria Eduarda Gonçalves é professora de produção textual, literatura e gramática há cerca de sete anos e atualmente leciona no Colégio Imaculado Coração de Maria, em Olinda. Ao falar das expectativas para o conteúdo da prova, ela aponta para a relevância que a Semana de Arte Moderna poderá ter na edição deste ano. "Estamos aguardando uma abordagem muito grande em relação a Semana de Arte Moderna, já que o centenário dela é no ano de 2022".
Leia também
• Confira dicas para ter um bom desempenho nas provas do Enem
• Aulão de revisão para o Enem acontece nesta quinta (27); evento é gratuito e aberto ao público
• Após problema no acesso, Inep divulga locais de provas do Enem 2022
A professora destaca a importância de revisar o processo de vanguardas europeias, fases do modernismo brasileiro, função do movimento e manifesto antropofágico.
Figuras e funções de linguagens são conteúdos também recorrentes na redação do Enem e devem ser levados em consideração na hora dos estudos. "Ainda é momento de aprender, de correr atrás, principalmente desses tópicos que estarão em maior evidência na avaliação do Enem em 2022", afirmou a professora.
Caio Freitas é professor de redação e língua portuguesa e fala que apesar da prova de linguagens ter um grande índice de acertos, as notas não são tão altas quanto a de outras áreas do conhecimento. "Primeiro o estudante precisa analisar que 60% a 70% da prova é composta por questões fáceis. Ele não precisa necessariamente seguir a ordem das questões, mas precisa seguir de forma lógica aquelas que ele pode responder de forma mais rápida. Isso vai fazer ele ter uma melhor pontuação", afirmou.
Quanto aos assuntos, Caio reforça a importância de revisar os gêneros textuais, variação linguística e elementos de coesão sequencial. Leitura de imagem, arte contemporânea, modernismo, romantismo e realismo também devem ser assuntos abordados ao longo do caderno de linguagens.