cigarros eletrônicos

"Vape face": cigarro eletrônico pode envelhecer a pele em décadas

Dermatologista explica que existe uma tendência de amarelamento, ressecamento e perda de colágeno no rosto dos fumantes

VapeVape - Foto: X/Reprodução

Os usuários dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes, podem influenciar no envelhecimento da pele. Segundo o dermatologista Bav Shergill, da Associação Britânica de Dermatologistas, a "vape face" (face de vape, traduzido do inglês), como o efeito é chamado na internet, causa o aparecimento de rugas e pelas erupções cutâneas, as espinhas, cada vez mais cedo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as rugas tendem a surgir por conta do movimentos repetitivos dos músculos do rosto ao tragar.

"A nicotina é o ingrediente ativo [presente no vape] e está associada a todos os tipos de problemas de pele. Está associada à acne, psoríase e erupções cutâneas" afirma o dermatologista, em entrevista ao jornal britânico DailyMail.

A presença do calor e da queima de diversas substâncias presentes no cigarro eletrônico causa o amarelamento da pele, bem como seu ressecamento, o que influencia diretamente na perda de colágeno. Estas características podem contribuir para o envelhecimento do rosto.

Shergill aponta que as alterações notadas na faixa dos 40 anos passam a ser observadas na faixa dos 20 em fumantes.

"Você perde o colágeno, que é basicamente como um "enchimento de colchão", se você se livrar dele, o colchão fica flácido e sua pele fica flácida" alerta o especialista.

Proibido no Brasil
No Brasil, a comercialização de cigarros eletrônicos é proibida, de acordo com resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Reformulada, a nova norma substitui resolução de 2009, e endurece a norma vigente, vedando também a produção, distribuição, armazenamento e transporte dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) em território nacional.

Veja também

Pesquisadores britânicos descobrem novo grupo sanguíneo
Saúde

Pesquisadores britânicos descobrem novo grupo sanguíneo

Financiador do Hezbollah se declara culpado perante a justiça americana
Hezbollah

Financiador do Hezbollah se declara culpado perante a justiça americana

Newsletter