Coronavírus

Variante Delta continua predominante em Pernambuco, afirma estudo

Ainda de acordo com o novo sequenciamento genético, a variante Ômicron não foi detectada no Estado até o momento

Teste de Covid-19Teste de Covid-19 - Foto: INA FASSBENDER / AFP

O mais recente sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) em amostras de pacientes positivos para a Covid-19 aponta que a linhagem Delta e suas sublinhagens continuam sendo a variante predominante em Pernambuco. O estudo divulgou ainda que a nova variante Ômicron não foi detectada no Estado até o momento.

Dos 42 genomas com qualidade para análise, 41 (97,6%) eram de pessoas infectadas com a variante Delta. Apenas um (2,4%) foi identificado como da linhagem da variante Gamma.

As amostras, coletadas entre outubro e início de novembro, são de pacientes residentes nos municípios de Abreu e Lima (1), Afogados da Ingazeira (1), Camaragibe (1), Carpina (1), Caruaru (2), Jaboatão dos Guararapes (7), Jataúba (1), Nazaré da Mata (1), Olinda (2), Recife (21), Serra Talhada (3) e Vicência (1).
 

"Pernambuco, atento à importância da vigilância genômica e entrada de novas variantes do SARS-CoV-2, como a Ômicron, tem realizado uma força-tarefa para monitorar a circulação das variantes no Estado. Prova disso são os sequenciamentos genéticos periódicos realizados pelo Aggeu Magalhães e a testagem da população com o Programa TestaPE", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário reforça, ainda, o papel da população no combate à pandemia. "Os cuidados para evitar a circulação de novas cepas devem continuar. O uso correto de máscara, a higienização das mãos, o distanciamento social e, principalmente, a vacinação, com o esquema de duas doses e a dose de reforço, são essenciais para o enfrentamento à Covid-19", enfatizou. 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter