eua

Várias escolas são evacuadas em cidade dos EUA alvo de retórica antimigrante de Trump

A polícia federal (FBI) investiga as ameaças feitas na noite de quinta-feira contra um abrigo de haitianos na cidade

Um policial de Dayton e seu cachorro retornam ao seu veículo após varrer o terreno da Prefeitura de Springfield em busca de explosivos após ameaças de bomba terem sido feitas contra prédios no início do dia em Springfield, OhioUm policial de Dayton e seu cachorro retornam ao seu veículo após varrer o terreno da Prefeitura de Springfield em busca de explosivos após ameaças de bomba terem sido feitas contra prédios no início do dia em Springfield, Ohio - Foto: Roberto Schmidt/AFP

As autoridades determinaram, nesta sexta-feira (13), a evacuação de várias escolas na cidade de Springfield, em Ohio, nordeste dos Estados Unidos, onde corre a informação falsa, impulsionada por Donald Trump, de que migrantes haitianos comem animais de estimação.

Esta pequena cidade é alvo desde a segunda-feira de uma polêmica iniciada pela direita radical e alimentada por Trump, ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca, que afirma falsamente que os migrantes haitianos atacam os cães e gatos da cidade para comê-los.

A polícia desmentiu o boato categoricamente, assim como vários veículos que fazem verificação de conteúdo, como a AFP.

Mas o candidato republicano repetiu a história várias vezes desde a terça-feira, quando a mencionou durante o debate televisivo contra sua adversária nas eleições presidenciais de novembro, a vice-presidente democrata Kamala Harris.

"Isso tem que parar, o que está fazendo, tem que parar", disse o presidente, Joe Biden, na Casa Branca, referindo-se a Trump. "Não tem cabimento nos Estados Unidos" fazer comentários semelhantes, acrescentou.

Duas escolas de ensino fundamental foram evacuadas e uma de ensino médio, fechada, informaram as autoridades locais em um comunicado.

Na véspera, a Prefeitura foi esvaziada após ser alvo de uma ameaça de bomba.

A polícia federal (FBI) investiga as ameaças feitas na noite de quinta-feira contra um abrigo de haitianos na cidade, disse à AFP o diretor deste centro, Viles Dorsainvil, que denuncia insultos e pedidos para os migrantes irem embora.

Apesar da natureza altamente duvidosa do boato, Donald Trump e seu entorno não parecem dispostos a se retratar de suas afirmações.

O bilionário de 78 anos insistiu nos últimos dias em reproduzir o boato racista e, nesta sexta, anunciou que fará "deportações em massa" em Springfield se vencer as eleições.

"Era uma comunidade magnífica, é horrível o que aconteceu", disse Trump a uma multidão reunida no Arizona na quinta-feira. Ele também mencionou, sem apresentar provas, que alguns migrantes atacaram "gansos" ou "violentaram jovens americanas".

Alguns de seus apoiadores exibiam cartazes em que Trump aparece carregando dois gatinhos, em uma imagem gerada por inteligência artificial.

Seu companheiro de chapa, J.D. Vance, senador por Ohio, reforçou os boatos nesta sexta-feira, na rede social X, ao escrever que a cidade de Springfield experimentou um "aumento considerável de doenças transmissíveis (...) e de criminalidade".

Veja também

Em SP, multas por queimadas chegam a R$ 25 milhões neste ano
Brasil

Em SP, multas por queimadas chegam a R$ 25 milhões neste ano

Univaja pede que MP recorra da decisão sobre caso Dom e Bruno
Dom e Bruno

Univaja pede que MP recorra da decisão sobre caso Dom e Bruno

Newsletter