Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Vários cetáceos são encontrados mortos no litoral da Crimeia por causa de maré negra

De acordo com a organização, as vítimas são principalmente botos do Mar Negro (Phocoena phocoena), uma espécie ameaçada de extinção

Região da CrimeiaRegião da Crimeia - Foto: Roman Pilipey/AFP

Vários cetáceos foram encontrados mortos em Sevastopol, na península ucraniana da Crimeia, anexada à Rússia, devido a uma mancha de óleo causada pelo naufrágio de dois navios petroleiros há mais de três semanas, informaram as autoridades locais nesta quarta-feira (8).

Os navios encalharam durante uma tempestade no Estreito de Kerch, entre a Rússia e a Crimeia, em 15 de dezembro, causando poluição que atingiu a principal cidade portuária de Sevastopol, a cerca de 250 km do local do incidente.

Questionado pela agência de notícias TASS, Pavel Kharlamov, um deputado local em Sevastopol e chefe de um grupo de voluntários que limpam as praias, disse nesta quarta-feira que “vários” cetáceos foram encontrados mortos e suas carcaças estavam sendo “evacuadas”. Ele não especificou o número ou a espécie.

No domingo, uma organização especializada com sede em Sochi, no sudoeste da Rússia, disse que mais de 30 cetáceos haviam sido encontrados mortos desde o início do desastre, “um número grande e atípico”.

De acordo com a organização, as vítimas são principalmente botos do Mar Negro (Phocoena phocoena), uma espécie ameaçada de extinção.

Os dois navios-tanque encalhados continham 9.200 toneladas de “óleo combustível pesado”, das quais pelo menos um quarto (26%) teria sido derramado no mar, de acordo com a última estimativa do Ministério dos Transportes da Rússia, fornecida na semana passada.

Autoridades e voluntários russos estão realizando uma extensa operação de limpeza, envolvendo milhares de pessoas, mas a situação está gerando preocupações.

Mais de 118.000 toneladas de areia e solo contaminados foram removidos de dezenas de quilômetros de praias ao longo da costa russa, informou o Ministério de Situações de Emergência da Rússia na terça-feira.

Na Crimeia e em Sevastopol, pelo menos 287 toneladas de produtos petrolíferos foram coletadas desde o início das operações, informou a mesma fonte.

Veja também

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas
DIPLOMACIA

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear
INVESTIGAÇÃO

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear

Newsletter