religião

Vaticano atualiza normas sobre especificações sobrenaturais para proteção legítima

Normas permitem uma interpretação mais moderada dos acontecimentos

Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no VaticanoPapa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano - Foto: Filippo Monteforte /AFP

O Vaticano atualizou suas regras sobre supostas aparências sobrenaturais ou aparições para evitar que a justiça fosse prejudicada, segundo um documento publicado nesta sexta-feira (17).

As novas normas, publicadas pelo Dicastério para a Doutrina da Fé e aprovadas pelo papa Francisco, permitem uma interpretação mais moderada dos acontecimentos.

"Às vezes uma possível ocorrência divina é confundida (...) com pensamentos e fantasias humanas", disse o cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, responsável pelo Dicastério, em coletiva de imprensa.

A história da Igreja Católica está repleta de características estranhas ou inexplicáveis envolvendo motivos religiosos ou objetos de todos os tipos.

Há dois meses, o Vaticano rejeitou os supostos milagres de uma imagem da Virgem Maria na pequena cidade de Trevignano Romano, a noroeste de Roma, que teria chorado sangue e aumentado o tamanho das pizzas.

As novas regras atualizaram as que existiam desde 1978 e orientaram os bispos, que até agora tinham liberdade para determinar a ocorrência das visões e aparições.

Segundo o documento, o Vaticano “resolveu” apenas seis casos deste tipo desde 1950.

“Hoje chegamos à conclusão de que estas situações complicadas, que causam confusão entre os fiéis, devem ser sempre evitadas”, indica o cardeal Fernández.

As novas regras interromperam maior colaboração entre as dioceses e o Vaticano no caso de eventos deste tipo.

Além disso, a decisão final de reconhecê-los deverá ser aprovada pelo Dicastério, um passo crucial para evitar "crimes, manipulação de pessoas, danos à unidade da Igreja, lucros econômicos indevidos, graves erros doutrinários, etc., que poderiam causar escândalos e minar a substituição da Igreja".

Veja também

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos
Streaming ilegal

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos

Newsletter