Vaticano explica o porquê de mão inchada de papa Francisco
Pontífice de 88 anos foi internado há mais de um mês para tratar de pneumonia bilateral; Santa Sé diz que quadro de saúde do líder da Igreja Católica é estável
O Vaticano atualizou nesta segunda-feira, 17, o estado de saúde do papa Francisco, internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar de uma pneumonia bilateral.
Leia também
• "Me afogando": o novo desabafo de Justin Bieber sobre saúde mental
• Internado, papa Francisco respira sem aporte de oxigênio por "breves momentos"
• Vaticano publica foto do papa Francisco rezando na capela do hospital
Conforme a Santa Sé, o quadro do pontífice de 88 anos "é estável, com pequenas melhoras com o tratamento respiratório e motor".
O líder da Igreja Católica, ainda segundo a nota, tem recorrido "menos oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais e, em alguns momentos, pode ficar sem oxigenoterapia".
À noite, ele usa ventilação mecânica não invasiva.
Ainda conforme a Santa Sé, o inchaço na mão direita do papa visto na fotografia de Francisco divulgada no domingo, 16, é "devido à mobilidade reduzida, mas já melhorou hoje (segunda-feira)". Ainda não há previsão para que o paciente receba alta médica.
O Vaticano também informa que o pontífice, que está há 12 anos no cargo, "passou o dia entre orações, descanso e algumas atividades de trabalho".