Veículo transportando 358 kg de minérios é apreendido pela PRF em Custódia, no Sertão
Minérios eram transportados sem qualquer documentação fiscal
Minérios em formato de pedra foram apreendidos numa caminhonete abordada durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Custódia, Sertão do Moxotó, em Pernambuco, nessa terça (17). Dentre o material encontrado, estão pedras lapidadas e brutas, totalizando 358 kg do minério.
Na vistoria da equipe policial, os agentes encontraram sacos contendo minérios em formato de pedras, sendo 58 kg de pedras lapidadas e 300 kg de pedras brutas.
Leia também
• Carga de cigarro contrabandeado, avaliada em R$ 1,5 milhão, é apreendida pela PRF em Juazeiro; motorista corre, mas é preso
• PRF apreende caminhão com 10 toneladas de produtos sem nota fiscal em São Caetano
Durante abordagem, quando questionado, o motorista disse que não tinha documento de comprovação fiscal ou autorização ambiental das pedras. Ele afirmou que ganhou parte do material e os outros minérios foram retirados na Paraíba, mas não soube detalhar os fatos.
O motorista poderá responder por usurpação de bem ou matéria-prima da União. Caso condenado, a pena é de detenção varia de um a cinco anos e multa.
A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil em Arcoverde, também no Sertão de Moxotó. As pedras serão levadas para a Polícia Federal em Caruaru, no Agreste, onde devem ser periciadas e identificadas se são preciosas ou não.