Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Veja dicas de como evitar acidentes em academia

Todo cuidado é pouco na hora de usar equipamentos de academia

Qualquer descuido pode gerar danos irreparáveis à saúdeQualquer descuido pode gerar danos irreparáveis à saúde - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

O caso de um acidente em uma academia no Ceará que vitimou o motorista de aplicativo Regilânio da Silva Inácio, de 42 anos, chocou o Brasil e deixou um alerta para quem procura cuidados físicos. 

É preciso ter cautela na hora de se exercitar, pois qualquer descuido pode resultar em uma tragédia que pode ser fatal.

O educador físico Anderson Lippelt, de uma academia que fica na Zona Sul do Recife, dá dicas de prevenção de acidentes na hora de malhar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

1 - Cuidado na hora de travar o equipamento
De acordo com o proprietário da academia que Regilânio malhava, apesar de considerar o acidente um “acaso”, é possível que o aluno tenha travado incorretamente o equipamento, que, na verdade, permaneceu solto. Por isso a importância de analisar as travas.

"Sempre é bom redobrar a atenção para a trava. Quando ela está para baixo, o equipamento está impedido de realizar qualquer movimento. Quando o aluno empurra ela, um som é emitido. É o sinal de que a trava está ativa ou não", pontua.

2 - Procurar um profissional de educação física
Segundo o profissional, o primeiro passo que um aluno tem que dar, quando chega a uma academia, é procurar um educador físico. Assim ele vai passar por uma avaliação para saber com quais pesos vai poder treinar.

"Quando um aluno chega, a gente faz uma pré-avaliação do movimento dele. Antes de ele partir para a máquina, a gente faz os movimentos básicos, só com o uso do peso corporal. Quando a gente sente que ele tem segurança no manuseio da máquina, colocamos os pesos ideiais para quem está treinando", explica.

3 - Não sente no equipamento para descansar
Todo exercício tem um tempo de pausa. Para isso, é preciso deixar um pouco o equipamento para repôr as energias e prosseguir com a dinâmica. O profissional de educação física explica os perigos de permanecer na máquina durante essa paralisação.

"A posição [de ficar na máquina] não é ideal para que o aluno fique. O equipamento pode despencar enquanto ele está descansando. O indicado é levantar, com os ombros para fora, corpo reto e os pés no solo. Este é o melhor momento para o descanso", acrescenta.

4 - Manter os cabelos presos
Esse cuidado é imprescindível na hora de malhar, pois a não observância desse ponto pode resultar num verdadeiro efeito dominó, segundo Lippelt.

"Manter os cabelos sempre presos é importante para que eles não enganchem na barra de exercício, puxem a pessoa para trás e cause acidentes", complementa.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter