Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Veja método grego para manter a casa fresca enquanto enfrenta altas temperaturas

Cal é um truque usado pelos habitantes do país que chegam a ter calor de 35°C no verão

Cal é usada para inibir calor Cal é usada para inibir calor  - Foto: Reprodução

O verão na Grécia pode ser escaldante, com temperaturas superiores a 35°C em muitas regiões. Porém, neste país mediterrânico, os seus habitantes recorrem a um truque tradicional que lhes permite manter as suas casas frescas sem recorrer a ar condicionado ou ventiladores.

O surpreendente é que se trata de um material barato, acessível e que não necessita de tecnologia avançada: a cal.

Como a cal é usada para regular a temperatura
A cal é um composto mineral utilizado na construção há séculos. Pelas suas propriedades únicas, é um aliado perfeito para reduzir o calor. Na Grécia, a maioria das casas tradicionais são pintadas com cal, principalmente nas fachadas exteriores.

A sua cor branca reflete grande parte da radiação solar e desta forma, as paredes exteriores ficam mais frescas. A cal atua como isolante térmico para evitar que o calor penetre no interior da casa.

É econômico e ecológico
O baixo custo da cal é uma das suas grandes vantagens, pois está ao alcance de todos. É sabido que os sistemas modernos de ar condicionado são extremamente caros tanto em termos de investimento e instalação como em termos de consumo de energia elétrica.

A cal não só é econômica como também fácil de aplicar: com um pincel e um balde de cal dissolvida em água, as paredes exteriores podem ser pintadas de forma simples, sem muito esforço.

Não devemos esquecer que a cal é um material ecológico. Natural e biodegradável, permite regular a umidade interior, criando um ambiente mais saudável: não prejudica o ambiente nem o seu bolso. O uso de cal garante que o calor não se acumule no interior das residências.

Velhos costumes
O uso da cal é um costume transmitido de geração em geração. Por outro lado, os gregos aperfeiçoaram a sua técnica de isolamento térmico. Ainda hoje é uma das melhores soluções para combater o calor extremo dos verões mediterrânicos.

Numa reportagem recente da BBC, é indicado que este método pode reduzir a temperatura interna de uma casa em até 7ºC. Comentam mesmo que existem os chamados “telhados frios”, que expulsam parte do calor que os edifícios normalmente retêm, e por isso os arrefecem ainda mais.

Veja também

Newsletter