Saúde

Veja o antes e depois de Eliezer após ginecomastia e lipoaspiração; entenda os procedimentos

Influenciador conta que se sentia inseguro com seus peitos por conta da condição que os deixava inchados

Antes e depois do procedimento de ginecomastia realizado pelo ex-BBB Eliezer Antes e depois do procedimento de ginecomastia realizado pelo ex-BBB Eliezer  - Foto: Arte/Reprodução

O ex-BBB Eliezer compartilhou nas redes o pós-operatório das cirurgias de ginecomastia, redução das mamas masculinas, e lipoaspiração, a retirada de gordura em determinada região do corpo. Segundo o influencer, foram retirados cerca 350 ml de gordura de cada peito. Em uma postagem recente, ele afirma que sua recuperação em casa está indo bem após os procedimentos.

"Eu já tinha dividido aqui que tive um desequilíbrio hormonal durante a gestação da Viih no qual eu sai da casa dos 90kg e fui para quase 106kg (de janeiro a abril) o que acabou piorando muito o meu grau de ginecomastia, que é uma condição que eu sempre tive (inclusive meu pai quando eu era mais novo, operou também). A notícia boa é que já to em casa me recuperando, sem 'os peito'", escreve Eliezer.

O que é ginecomastia cirúrgica?
Normalmente a ginecomastia ocorre porque há uma redução drástica dos hormônios masculinos (testosterona) ou por um aumento dos hormônios femininos (estrogênio) no organismo. Dentre as principais causas estão: puberdade, envelhecimento, medicamentos e mudanças hormonais.

Depois há uma fase de estabilização do inchaço e a maioria regride espontaneamente em até 12 a 18 meses. Em menos de 5% dos casos a ginecomastia é persistente. Ela costuma surgir em homens acima do peso, pois o tecido gorduroso produz enzimas, dotadas da propriedade de converter certos precursores da testosterona em estrógenos.

Apesar de não ser um quadro grave, a ginecomastia influencia diretamente na autoestima do homem. Eliezer, por exemplo, afirma que as fotos que publicava sem camisa eram apenas quando ele estava magro, porque disfarçava. É recomendado que o homem busque um tratamento o quanto antes para também não afetar o equilíbrio emocional, convívio social, íntimo e o profissional do paciente.

O que é a lipoaspiração?
Já a lipoaspiração é uma intervenção cirúrgica utilizada para o tratamento de gordura localizada. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), os candidatos a realizar a cirurgia são adultos, com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular; indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização e não fumantes.

Além disso, os especialistas da Associação ressaltam que não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares.

Como são os cuidados pós-operatórios da ginecomastia e da lipo?
Segundo especialistas, há uma série de precauções que o paciente deve seguir após a operação. Entre elas estão: o uso de malhas cirúrgicas nos primeiros dias, para auxiliar no processo de cicatrização e na diminuição do inchaço; ao menos três dias de repouso absoluto; praticar exercícios físicos apenas depois de 30 dias e esperar com calma e paciência os resultados completos da cirurgia dentro de 6 meses a 1 ano.

Estima-se que de 30 a 40% dos homens em todo mundo sofram dessa condição. Ela surge inicialmente como um nódulo endurecido abaixo da aréola. Nesta fase, ela costuma doer e incomodar o homem. Depois, a sensação dolorosa desaparece, mas a mama continua a crescer ao longo de alguns meses.

Para a lipoaspiração o repouso recomendado aumenta conforme a área operada. Após a alta, é comum o repouso recomendado ser cerca de três dias. Nessa fase, é importante a ajuda de outras pessoas para tarefas rotineiras, como a movimentação, a alimentação e o banho.

Passados os primeiros dias, a pessoa ainda não poderá realizar esforços, mas já poderá executar pequenas atividades. É necessária uma atenção aos curativos, à pele sensível ao redor da cirurgia e não ter nenhuma exposição excessiva ao sol.

Veja também

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa
Justiça

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa

Argentina rejeita "decisão unilateral" da Venezuela sobre sua embaixada em Caracas
Venezuela

Argentina rejeita "decisão unilateral" da Venezuela sobre sua embaixada em Caracas

Newsletter