Logo Folha de Pernambuco

Adeus a Elizabeth

Veja o programa do funeral de Estado da rainha Elizabeth II

Protocolo seguirá horários precisos

Funeral da rainha Elizabeth IIFuneral da rainha Elizabeth II - Foto: Danny Lawson / POOL / AFP

Os eventos planejados de maneira meticulosa durante anos para o funeral de Estado da rainha Elizabeth II, que faleceu em 8 de setembro aos 96 anos, após sete décadas de reinado, seguirão um horário preciso.

Símbolo de uma era de grandes mudanças, Elizabeth II assumiu o trono em 1952, em um Reino Unido ainda abalado pelo pós-guerra, e faleceu em 2022, no pós-pandemia e Brexit.

Ela conheceu 15 primeiros-ministros, de Winston Churchill à atual Liz Truss, assim como figuras históricas que incluem o soviético Nikita Khrushchev), a madre Teresa de Calcutá e o sul-africano Nelson Mandela.

Em uma última cerimônia privada, reservada aos familiares mais próximas, a rainha será sepultada no "Memorial George VI", um anexo onde foram enterrados seus pais e as cinzas de sua irmã Margaret.

O caixão de seu marido, o príncipe Philip, será enterrado ao lado dela, depois de ser transferido da cripta real, onde está desde sua morte em abril de 2021. 

Veja o programa:

- 6H30 (2H30 Brasília)
A capela com o caixão de Elizabeth II fecha as portas para a população em Westminster Hall.

- 8H00 (4H00)
Os convidados podem começar a entrar na Abadia de Westminster, onde acontecerá o funeral.

- 10H35 (6H35)
Pouco depois do horário, os carregadores levantam o caixão do catafalco onde está desde quarta-feira e o levam até a carruagem que aguarda diante da porta norte de Westminster Hall.

- 10H44 (6H44)
A carruagem da Marinha Real parte em uma procissão curta até a Abadia de Westminster, acompanhada por 142 militares. 

- 10H52 (6H52)
A carruagem chega ao portão oeste da Abadia de Westminster, seguida a pé por seu filho mais velho e sucessor Carlos III e outros membros da realeza. Os carregadores levantam o caixão e o levam para a abadia.

- 11H00 (7H00)
O deão de Westminster, David Hoyle, oficia a cerimônia fúnebre, na qual o arcebispo de Canterbury e líder espiritual da Igreja Anglicana, Justin Welby, pronuncia um sermão.

- 11H55 (aproximadamente, 7H55)
Ouve-se o Last Post, um toque de corneta usado em funerais e cerimônias militares, seguido por dois minutos de silêncio.

- 12H00 (aproximadamente, 8H00)
A cerimônia termina com o hino nacional e uma composição musical de luto.

- 12H15 (8H15)
A carruagem transporta o caixão até o Wellington Arch e o Hyde Park Corner, perto do Palácio de Buckingham, a residência oficial dos reis em Londres.

A família real e membros das Forças Armadas dos países da Commonwealth acompanham o cortejo, ao som do sino do Big Ben e de salvas de canhão.

- 13H00 (aproximadamente, 9H00)
O caixão chega ao Wellington Arch e é levado para um carro fúnebre, que o transporta até o Castelo de Windsor, ao oeste de Londres.

- 15H06 (11H06)
O carro fúnebre chega a Windsor e segue para o castelo pela avenida Long Walk.

- 15H40 (aproximadamente, 11H40)
O rei e membros da família real se unem ao cortejo a pé no Castelo de Windsor antes que a comitiva chegue à capela às 15H53.

- 16H00 (12H00)
A cerimônia fúnebre começa na Capela de St. George com a presença da família real, líderes dos países da Commonwealth e funcionários do serviço da rainha. Após 45 minutos, o caixão é introduzido no panteão real.

- 19H30 (15H30)
O sepultamento de Elizabeth II acontece em cerimônia privada na Capela de St. George, onde já estão os corpos de seu pai, o rei George VI, de sua mãe Elizabeth e as cinzas de sua irmã Margaret.

O caixão de seu marido, o príncipe Philip, será enterrado no local ao mesmo tempo.

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
fraude

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

Newsletter