Logo Folha de Pernambuco

Recife

Veja rotas alternativas para evitar alça de acesso ao Ceasa, na BR-232, interditada para triplicação

As rotas são no sentido Recife/Interior; para quem está voltando, basta fazer o caminho inverso

Alça de acesso à BR-101, que fica logo após o Hospital Pelópidas Silveira, na BR-232, está interditadaSem títuloAlça de acesso à BR-101, que fica logo após o Hospital Pelópidas Silveira, na BR-232, está interditadaSem título - Foto: Reprodução/Google Street View

Para auxiliar os motoristas que precisam transitar pela BR-232, no Curado, interditada ontem na altura da alça de acesso ao Ceasa por conta do início das obras de triplicação, a Polícia Rodoviária Federal tem orientado a busca por rotas alternativas.

O principal objetivo é evitar os grandes congestionamentos. O trecho exato que está interditado é a alça de acesso à BR-101, que fica logo após o Hospital Pelópidas Silveira e leva até ao Ceasa.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as intervenções são necessárias para que seja executada a implantação da pavimentação em concreto armado na pista principal da BR-232, em um trecho com extensão de 500 metros, no km 4,8 da pista. O prazo previsto para conclusão dessa etapa é de 20 dias. 

Todas as rotas são no sentido Recife/Interior, mas para quem está voltando é só fazer o caminho inverso.

Área Norte
Saindo da área norte do Recife, o motorista pode seguir pela PE-005, em Camaragibe, no km 12 da BR-232. Em seguida, precisa pegar o Ramal da Copa. O condutor deve continuar até o entroncamento com a BR-408, nas proximidades da Arena de Pernambuco. Depois, é preciso entrar à esquerda na via federal e continuar até chegar à BR-232, pegando à direita para continuar a viagem sentido interior.

No km 27 da Br-232, também é possível seguir até o município de Moreno passando por Jaboatão dos Guararapes. Os motoristas que saem do Recife, por exemplo, podem acessar a Avenida José Rufino (bairros de Afogados e Areias, na Zona Oeste da capital) e seguir por Cavaleiro, até chegar em Jaboatão Centro. De lá, é só seguir pela Av. Adelina Lacerda Beltrão até Moreno.

Zona Sul
Para quem sai da Zona Sul do Recife, um caminho é seguir por Jaboatão, no km 14 da BR-232, no sentido Muribeca, Centro, até chegar em Santo Aleixo, transitando pela Estrada da Luz e pegando a BR-232 já no trecho livre de obras.

Ou o motorista pode pegar a BR-101 Sul, na altura do km 71 da BR-232, até Primavera, já na PE-063. De lá, é possível seguir até Amaraji e acessar a PE-071, que dá acesso ao entroncamento com a BR-232, em Gravatá, perto do posto da PRF.

Sinalização e investimento
A triplicação da BR-232 contempla um trecho de 6,8 quilômetros no bairro do Curado. O DER informou que haverá sinalização noturna nos pontos de interdição.

As obras no local, por onde circulam diariamente cerca de 67 mil veículos, foram iniciadas em março deste ano, com prazo previsto para serem concluídas em um ano.

As ações são executadas pelo DER sob coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e têm parceria com a Prefeitura do Recife. A iniciativa conta com investimento de R$ 100 milhões.

Veja também

Newsletter