Logo Folha de Pernambuco

Tráfico internacional

Veleiro com carga de haxixe é interceptado próximo à costa do Recife; dois tripulantes são presos

A droga ainda será pesada pela Polícia Federal, mas estima-se que a carga ultrapasse duas toneladas de haxixe

Navio-patrulha oceânico Araguari realizou a interceptaçãoNavio-patrulha oceânico Araguari realizou a interceptação - Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Um veleiro carregado com haxixe foi interceptado a cerca de 426 quilômetros da costa do Recife, segundo informou a Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (18). A apreensão ocorreu na noite de quarta-feira (16). Dois tripulantes foram presos e responderão por tráfico internacional de drogas.

De acordo com a PF, a ação foi feita em parceria com a Marinha do Brasil, com colaboração da aduana francesa e de autoridades das Ilhas Virgens Britânicas.

A droga ainda será pesada pela Polícia Federal, mas estima-se que a carga ultrapasse duas toneladas de haxixe. Caso esse total seja confirmado, a apreensão seria uma das maiores dessa substância na história do órgão. 

A interceptação foi feita com o navio-patrulha oceânico Araguari, no qual estava uma equipe da PF. O veleiro, acrescenta a polícia, teria partido de Portugal.

A embarcação, o carregamento ilegal e os presos foram conduzidos para a Superintendência da PF, em Pernambuco, para os procedimentos de Polícia Judiciária.

"A apreensão confirma a existência de uma rota marítima transcontinental de tráfico de haxixe para o Brasil, pela qual transitaria remessas da droga em grandes quantidades. Com a formalização da ocorrência, será instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias dos fatos", informou a Polícia Federal em nota.

A ação conjunta entre a Polícia Federal e a Marinha do Brasil tem sido intensificada no intuito de garantir a segurança nas fronteiras marítimas, em especial na repressão a crimes transnacionais como o tráfico internacional de drogas.

O haxixe é uma droga elaborada a partir da Cannabis e possui uma alta concentração de tetra-hidrocanabinol (THC), principal substância psicoativa da maconha.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter