Veleiro com carga de haxixe é interceptado próximo à costa do Recife; dois tripulantes são presos
A droga ainda será pesada pela Polícia Federal, mas estima-se que a carga ultrapasse duas toneladas de haxixe
Um veleiro carregado com haxixe foi interceptado a cerca de 426 quilômetros da costa do Recife, segundo informou a Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (18). A apreensão ocorreu na noite de quarta-feira (16). Dois tripulantes foram presos e responderão por tráfico internacional de drogas.
De acordo com a PF, a ação foi feita em parceria com a Marinha do Brasil, com colaboração da aduana francesa e de autoridades das Ilhas Virgens Britânicas.
A droga ainda será pesada pela Polícia Federal, mas estima-se que a carga ultrapasse duas toneladas de haxixe. Caso esse total seja confirmado, a apreensão seria uma das maiores dessa substância na história do órgão.
Leia também
• Mulher é presa com haxixe em mala no Aeroporto do Recife
• Veleiro interceptado na costa do Recife carregava mais de 2,2 toneladas de cocaína, aponta PF
• Polícia apreende haxixe e cocaína em Caruaru oriundas de São Paulo
A interceptação foi feita com o navio-patrulha oceânico Araguari, no qual estava uma equipe da PF. O veleiro, acrescenta a polícia, teria partido de Portugal.
A embarcação, o carregamento ilegal e os presos foram conduzidos para a Superintendência da PF, em Pernambuco, para os procedimentos de Polícia Judiciária.
"A apreensão confirma a existência de uma rota marítima transcontinental de tráfico de haxixe para o Brasil, pela qual transitaria remessas da droga em grandes quantidades. Com a formalização da ocorrência, será instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias dos fatos", informou a Polícia Federal em nota.
A ação conjunta entre a Polícia Federal e a Marinha do Brasil tem sido intensificada no intuito de garantir a segurança nas fronteiras marítimas, em especial na repressão a crimes transnacionais como o tráfico internacional de drogas.
O haxixe é uma droga elaborada a partir da Cannabis e possui uma alta concentração de tetra-hidrocanabinol (THC), principal substância psicoativa da maconha.