Venenoso

Peixe-leão é encontrado em Itamaracá; este é o primeiro registro do animal na costa de Pernambuco

A espécie foi encontrada em Itamaracá, neste domingo (26), por pescadores

Peixe-leão é encontrado em Itamaracá Peixe-leão é encontrado em Itamaracá  - Foto: Reprodução

Dois peixes-leão foram encontrados por pescadores, neste domingo (26), em Itamaracá. Esta é a primeira vez que a espécie, que é invasora e venenosa, é vista na costa de Pernambuco.

Há registros, desde dezembro de 2020, de peixes-leão que apareceram na Ilha de Fernando de Noronha. Esta foi, no entanto, a primeira vez que a espécie foi identificada na parte continental do estado.

Os peixes foram levados para a Colônia de Pescadores de Itamaracá para serem encaminhados à base municipal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), para estudos. 

A espécie é considerada invasora, porque é nativa dos ecossistemas de recifes do Indo-Pacífico, região que compreende as costas dos oceanos Índico e Pacífico. Venenosos, os peixes-leão podem inocular o seu veneno através dos espinhos localizados nas regiões dorsal, pélvica e anal. 

Em humanos, podem provocar dor intensa localizada seguida de edema local, náuseas, tontura, fraqueza muscular, respiração ofegante e dor de cabeça. 

Origem do peixe-leão 
A espécie foi levada para os Estados Unidos para ser criada em aquário, mas escaparam para a natureza e, desde então, representam ameaça por não ter prepadores naturais.

Eles podem causar danos irreversíveis ao ecossistema marinho das regiões onde invadem. Costumam viver cerca de 15 anos e a até 300 metros de profundidade.

Peixes da espécie já foram achados no Oceano Atlântico Norte, no Caribe e, no Brasil, em Fernando de Noronha e na região Norte e em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

 

Veja também

Astronautas alcançam ponto mais longe da Terra do que qualquer outro humano em mais de meio século
TECNOLOGIA

Astronautas alcançam ponto mais longe da Terra do que qualquer outro humano em mais de meio século

Marido que dopava mulher para ser estuprada por estranhos dava sinais de que não era um "cara legal"
FRANÇA

Marido que dopava mulher para ser estuprada por estranhos dava sinais de que não era um "cara legal"

Newsletter