Logo Folha de Pernambuco

CORRUPÇÃO

Venezuela abre investigação contra 351 opositores no caso da CITGO

O relatório, aprovado na terça-feira passada pelo Parlamento, tem como alvo dezenas de líderes e organizações políticas

Bandeira da VenezuelaBandeira da Venezuela - Foto: Pixabay

O Ministério Público da Venezuela anunciou, nesta sexta-feira (25), uma investigação por corrupção contra 351 líderes e ativistas e 15 partidos políticos da oposição no caso da CITGO, subsidiária da petrolífera estatal PDVSA nos Estados Unidos, onde enfrenta um processo de leilão judicial.

Washington assumiu o controle da CITGO da administração do presidente Nicolás Maduro para entregá-la ao fracassado "governo interino" do líder da oposição exilado Juan Guaidó, que foi reconhecido pela Casa Branca em uma ofensiva diplomática para retirar o presidente de esquerda do poder.

A empresa enfrenta um processo de "venda forçada" no sistema judicial dos EUA devido a exigências de credores por expropriações e dívidas superiores a 20 bilhões de dólares (113,9 bilhões de reais na cotação atual).

"Nomeamos procuradores nacionais com plena competência" para "fazer avançar esta investigação", afirmou o procurador-geral, Tarek William Saab, após receber um relatório do Parlamento, controlado pelo chavismo (no poder), que solicitava a atuação do Ministério Público.

O relatório, aprovado na terça-feira passada pelo Parlamento, tem como alvo dezenas de líderes e organizações políticas, incluindo a Mesa da Unidade Democrática, que nomeou o diplomata Edmundo González Urrutia contra Maduro nas eleições presidenciais de 28 de julho, denunciadas pela oposição como uma fraude após a proclamação de Maduro para um terceiro mandato (2025-2031).

O documento pede a investigação de líderes como María Corina Machado e o ex-candidato presidencial Manuel Rosales, assim como dos principais partidos da oposição: Ação Democrática, Vontade Popular e Primeiro Justiça.

Estão ligados a crimes como associação criminosa, usurpação de funções, apropriação indébita de bens da República e traição à pátria.

"É um documento valioso, uma investigação muito séria", disse Saab, que descreveu o caso como "um dos piores esquemas de corrupção que a Venezuela já conheceu".

Na sessão legislativa de terça-feira, o presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, pediu que "sejam imediatamente apuradas as responsabilidades políticas, administrativas, mas sobretudo criminais".

Em 3 de julho, um tribunal de apelações de Nova York anulou uma decisão judicial que favorecia os detentores de títulos da PDVSA para cobrar as suas dívidas com a liquidação da CITGO, uma decisão que por enquanto protege essa empresa de um leilão de ações.

Veja também

Ao menos 22 mortos em bombardeios israelenses no leste do Líbano, segundo ministério
Líbano

Ao menos 22 mortos em bombardeios israelenses no leste do Líbano, segundo ministério

Médicos alertam para aumento de micoses causadas por fungos transmitidos em barbearias
Saúde

Médicos alertam para aumento de micoses causadas por fungos transmitidos em barbearias

Newsletter