MUNDO

Venezuela "inutiliza" avião procedente do México supostamente usado para tráfico de drogas

O chefe militar, que também divulgou uma fotografia do avião em chamas, não informou detenções ou drogas apreendidas

Foto: Federico Parra/AFP

Militares destruíram na Venezuela um avião procedente do México supostamente utilizado para o tráfico de drogas, informou um general da Força Armada nesta quinta-feira (25).

"A Venezuela não será usada como plataforma do tráfico de drogas!", publicou na rede social X o chefe do Comando Estratégico Operacional da Força Armada, general Domingo Hernández Lárez, em uma mensagem acompanhada por um vídeo que mostra os destroços de uma aeronave carbonizada.

A Força Armada "imobiliza e inutiliza em terra (um) avião invasor proveniente de Cozumel - México - no município de Catatumbo do estado Zulia" (nordeste, fronteira com a Colômbia), anunciou Hernández Lárez.

"É um avião Gulfstream bimotor, cor branca, matrículas V3-GRS, o qual foi detectado por radares venezuelanos entrando no espaço aéreo nacional com o 'transponder' desligado e sem permissão", acrescentou.

A Venezuela presume que a "aeronave hostil" era usada "por grupos transnacionais para o tráfico de drogas e armas na fronteira nacional", indicou sem oferecer mais detalhes.

Vizinho da Colômbia, maior produtor de cocaína no mundo, este país sul-americano é considerado um local de trânsito de drogas para Estados Unidos e Europa.

Veja também

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina
EUA

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

Newsletter