Vera Cruz: empresa desiste de operar linhas de ônibus do Grande Recife
A etapa de transição de 36 linhas de ônibus terá início a partir deste sábado (3)
A empresa de transporte público Expresso Vera Cruz desistiu de operar as linhas de ônibus que estão sob sua responsabilidade. A informação foi divulgada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), nesta segunda-feira (29).
Em abril, 12 linhas de ônibus da Vera Cruz já tinham passado para outras operadoras. Isso ocorreu devido a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Leia também
• Olimpíadas 2024: skatistas do Brasil são esquecidos por ônibus após treino, e Rayssa Leal protesta
• Camaragibe amplia rede de transporte e ganha quatro novas linhas de ônibus circular
• Doze linhas da Vera Cruz passam a ser operadas por outras três empresas; entenda mudanças
Entre as reclamações à empresa, estavam o descumprimento de horário, frota reduzida, Plataforma Elevatória Veicular - PEV quebrada/ausente, além de veículos retidos durante vistorias.
No dia 23 deste mês, a empresa protocolou um ofício Grande Recife comunicando o encerramento definitivo das atividades operacionais das outras 36 linhas. Segundo o consórcio, a decisão da Vera Cruz foi "em caráter irrevogável e irretratável".
A Vera Cruz tinha uma operação com 171 veículos. Para reduzir o impacto em razão da necessidade dos passageiros, um período de transição para outras operadoras terá início neste sábado (3).
Esse será a primeira etapa do processo, que deve ser finalizado em setembro deste ano.
Matheus Feitas, Diretor-Presidente do Grande Recife de Consórcio de Transporte, destacou que o CTM tem o objetivo de passar as linhas para outras empresas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) sem prejuízo aos usuários.
“Espera-se que entre de 30 e 45 dias, a redistribuição da operação da empresa seja transferida para outros operadores e a operação da Vera Cruz seja encerrada”, afirmou.
O Grande Recife reforçou que, para dar continuidade ao processo de execução da prestação de serviço público, espera a colaboração da Vera Cruz para cumprir o cronograma de desmobilização no prazo determinado pelo consórcio.
"Se comprometa a disponibilizar veículos e mão de obra para as operadoras que venham a assumir a operação, a fim de garantir continuidade e níveis de serviço previamente estabelecidos, de acordo com as normas aplicáveis", completou o CTM.
Posicionamento da Vera Cruz
Por meio de nota, a empresa Vera Cruz informou que a entrega das linhas de ônibus aconteceram por "livre e espontânea vontade".
A empresa também reiterou que vai respeitar o cronograma de atividades do CTM.