Logo Folha de Pernambuco

Fraude

Vice-diretor da agência espacial russa é preso por suspeita de fraude

O setor espacial russo, outro motivo de orgulho para o país, sofre há anos com problemas de financiamento

Estatal russa Space Corporation RoscosmosEstatal russa Space Corporation Roscosmos - Foto: Divulgação

O vice-diretor da Roscosmos, a agência espacial russa, Oleg Frolov, foi preso nesta sexta-feira (22), por suspeita de desvio de mais de 4,7 milhões de dólares (23 milhões de reais) no setor, que enfrenta uma crise.

Frolov e outras duas pessoas são acusados de “fraude em larga escala”, informou o Comité de Investigação Russo, encarregado dos principais casos criminais.

“Aproveitando-se de sua carga oficial, Frolov participou de uma conspiração criminosa com outros dois conspiradores. Durante a execução do contrato, roubaram recursos orçamentários na compra de equipamentos”, acrescentou o comitê. O vice-diretor permanecerá detido enquanto aguarda julgamento.

O setor espacial russo, outro motivo de orgulho para o país, sofre há anos com problemas de financiamento, escândalos de corrupção e situações embaraçosas, como a perda da sonda lunar Luna-25.

As dificuldades não diminuíram as ambições de Moscou, que busca construir sua própria estação espacial para substituir sua seção envelhecida na Estação Espacial Internacional (ISS), e relançar seu programa lunar.

Veja também

Suspeito de ataque em Nova Orleans serviu por 10 anos no exército dos EUA
atentado

Suspeito de ataque em Nova Orleans serviu por 10 anos no exército dos EUA

Acidente mata turista brasileiro em Buenos Aires
argentina

Acidente mata turista brasileiro em Buenos Aires

Newsletter