Logo Folha de Pernambuco

corrupção

Vice-presidente do Parlamento Europeu é detida por suspeita de corrupção

Eurodeputada socialista da Grécia é investigada por suspeitas de corrupção que envolvem o Catar

Eurodeputada socialista da Grécia, Eva KailiEurodeputada socialista da Grécia, Eva Kaili - Foto: Reprodução/Twitter

A eurodeputada socialista da Grécia, Eva Kaili, uma das vice-presidentes do Parlamento Europeu, foi detida nesta sexta-feira (9), em Bruxelas, dentro de uma investigação sobre suspeitas de corrupção que envolvem o Catar, indicou à AFP uma fonte com conhecimento do caso.

Kaili foi "detida para ser interrogada" pela polícia, detalhou a fonte. A eurodeputada é companheira de um dos quatro suspeitos presos horas antes pela Ministério Público da Bélgica pelo mesmo caso.

O Ministério Público belga informou sobre as detenções - que incluem um ex-eurodeputado italiano - depois de encontrar 600 mil euros em espécie em 16 diligências em Bruxelas.

O MP suspeita que "um Estado do Golfo" influenciou "as decisões econômicas e políticas do Parlamento Europeu" mediante o pagamento de "somas substanciais ou oferecendo presentes significativos".

Os beneficiários desses favores seriam indivíduos com "posição política e/ou estratégica importante" dentro do Parlamento Europeu.

O MP não quis identificar o país, mas uma fonte próxima do caso confirmou à AFP que se trata do Catar.

O órgão judicial tampouco identificou o ex-eurodeputado detido, mas a imprensa belga reportou que se trata do socialista italiano Pier-Antonio Panzeri, que ocupou uma cadeira no Parlamento Europeu entre 2004 e 2019.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter