Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

Vice-presidente dos EUA chega a Paris em busca de reconciliação

Kamala vai-se reunir com o presidente francês, Emmanuel Macron, para tratar, entre outros assuntos, de "segurança europeia, Indo-Pacífico, saúde em nível mundial"

Kamala Harris chegando a França nesta terça-feira (9)Kamala Harris chegando a França nesta terça-feira (9) - Foto: Sarahbeth Maney / POOL / AFP

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, chegou a Paris nesta terça-feira (9), para uma visita de cinco dias, que buscará concluir o processo de reconciliação com a França, após a crise dos submarinos envolvendo a Austrália.

O Air Force 2 com a vice-presidente aterrissou por volta das 10h (6h em Brasília) no aeroporto de Orly, em Paris. 

Nesta terça-feira (9), ela deve visitar pesquisadores que trabalham em projetos sobre Covid-19 no Instituto Pasteur.

Na qurat-feira (10) à tarde, Kamala vai-se reunir com o presidente francês, Emmanuel Macron, para tratar, entre outros assuntos, de "segurança europeia, Indo-Pacífico, saúde em nível mundial", informou a Casa Branca.

Já no dia 11 de novembro, Kamala Harris comparece à cerimônia de comemoração do armistício de 1918, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. Depois, participa do Fórum de Paris sobre a Paz. Seu retorno está previsto para 13 de novembro.

Em meados de setembro, o anúncio de uma parceria estratégica entre Estados Unidos, Austrália e Reino Unido provocou uma grave crise diplomática entre Washington e Paris, a qual ambos os dois países tentam superar. 

Essa aliança, que visa a rivalizar com a China na região do Indo-Pacífico, implicou o cancelamento da compra de submarinos franceses de propulsão clássica, por parte da Austrália, em benefício do modelo nuclear americano.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, antecederam Kamala na ofensiva diplomática e foram a Paris par acalmar a tensão.

Há dez dias, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a se encontrar com Macron, na embaixada da França na Santa Sé, na Itália, onde selaram sua reconciliação. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter