estados unidos

Vice-presidente dos EUA viajará à Suíça para conferência de paz na Ucrânia

Harris pretende "reafirmar o apoio (americano) ao povo ucraniano enquanto se defende da agressão russa"

Kamala HarrisKamala Harris - Foto: Mandel Ngana/AFP

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, viajará para a cidade suíça de Lucerna, no dia 15 de junho, para participar da Conferência de Paz na Ucrânia, anunciou a Casa Branca em um comunicado nesta segunda-feira (3).

Harris destacará “o compromisso” do governo dos EUA liderado por Joe Biden em “encorajar os esforços da Ucrânia para garantir uma paz justa e duradoura, baseada na soberania, na integridade territorial e nos princípios da Carta das Nações Unidas”.
 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convidou o seu homólogo americano, que participará pouco antes da cúpula do G7 na Itália, a prolongar a sua estadia na Europa e a participar pessoalmente do encontro na Suíça.

Mas, segundo a imprensa americana, o presidente democrata, de 81 anos e em campanha para a reeleição em novembro, decidiu retornar aos Estados Unidos para participar de um evento de arrecadação de fundos na Califórnia, que contou com a presença de estrelas do entretenimento como George Clooney, Julia Roberts, entre outros.

Harris, que comparecerá ao evento junto com o Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, pretende “reafirmar o apoio (americano) ao povo ucraniano enquanto se defende da agressão russa”. Mais de uma centena de países e organizações se comprometeram a participar desta cúpula na Suíça, segundo Zelensky.

Veja também

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Newsletter