Logo Folha de Pernambuco

Ilhas Canárias

Vinte e cinco imigrantes morrem durante travessia perto da costa das Canárias

Mais de 5 mil imigrantes chegaram às Ilhas Canárias até agora este ano

Vista aérea do Parque Nacional Cumbre Vieja, nas Ilhas CanáriasVista aérea do Parque Nacional Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias - Foto: Divulgação/Hello Cannary Islands

Vinte e cinco imigrantes morreram durante a travessia de um navio que chegou às Ilhas Canárias no domingo, segundo testemunhas que viajavam com eles, informou a polícia espanhola na quinta-feira (31).

"As duras condições impostas pelos proprietários" da precária embarcação, que partiu de Nauckchot (Mauritânia) em 19 de março, "poderiam ter levado à morte mais de 25 pessoas", cujos corpos foram "lançados ao mar", segundo passageiros do navio citado pela polícia em um comunicado.

O navio, com 48 imigrantes subsaarianos a bordo, conseguiu chegar no domingo à ilha de El Hierro, no arquipélago atlântico das Ilhas Canárias, na costa oeste da África.

“Em questão de dias, o abastecimento de água acabou e eles só tinham biscoitos para comer” e alguns, que tiveram de ser hospitalizados ao desembarcarem, beberam “água salgada (…) para matar a sede”, explicou a polícia.

Três dos imigrantes, suspeitos de serem os chefes da embarcação, foram presos sob a acusação de homicídio e dois deles foram mantidos em prisão preventiva.

Após uma viagem particularmente perigosa da África, 5.552 imigrantes chegaram às Ilhas Canárias até agora este ano, mais que o dobro do mesmo período de 2021, segundo o Ministério do Interior espanhol.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter