Logo Folha de Pernambuco

Naufrágio

Vinte e dois migrantes do Mali morrem em naufrágio na costa da Líbia

61 sobreviventes, maioria do Mali, foram resgatados pela Guarda Costeira líbia

Mais de 20 migrantes do Mali morreram em naufrágio na costa da LíbiaMais de 20 migrantes do Mali morreram em naufrágio na costa da Líbia - Foto: Pexels

Vinte e dois migrantes, todos procedentes do Mali, morreram em um naufrágio na costa da Líbia, informaram as Nações Unidas nesta terça-feira (5), citando testemunhos de sobreviventes, que indicaram que houve mortos por afogamento e desidratação.

Após nove dias em um bote de borracha, 61 sobreviventes, a maioria também do Mali, foram resgatados pela Guarda Costeira líbia e levados de volta ao continente, disse a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que faz parte da ONU.

Os migrantes embarcaram na cidade líbia de Zuwara, perto da fronteira com a Tunísia, para cerca de 01h00 (20h00 em Brasília) em 22 de junho, disse Safa Msehli, porta-voz da OIM.

"Depois de nove dias no mar, foram resgatados pelos guarda-costas líbios", acrescentou. No sábado retornaram à terra.

"Segundo os sobreviventes, 22 migrantes, todos do Mali, morreram na travessia. Reportaram como causas de morte o afogamento e a desidratação. Entre os mortos há três crianças", indicou Msehli.

"O número total de sobreviventes é 61, a maioria do Mali", comentou.

Msehli disse que alguns dos migrantes estavam nas malas condições de saúde e foram transferidos para hospitais pela OIM. Os demais foram levados ao centro de detenção Al Maya, assinalou.

A Líbia se transformou em uma rota-chave para a migração irregular à Europa nos anos caóticos desde a queda e morte do ditador Muammar Kadafi em um levante apoiado pela Otan em 2011.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter