Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Visita de Pelosi a Taiwan seria "pura provocação", afirma Rússia

"Queremos destacar mais uma vez que somos absolutamente solidários com a China" acrescenta Kremlin

Dmitry Peskov, é o porta-voz do KremlinDmitry Peskov, é o porta-voz do Kremlin - Foto: Kirill Kudryavtsev / AFP

Uma visita da presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan seria "pura provocação", afirmou o Kremlin, ao reiterar a "solidariedade absoluta" da Rússia à China.

"Tudo o que está relacionado com esta viagem e uma possível visita a Taiwan é pura provocação. Isto agrava a situação na região e aumenta as tensões", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"Queremos destacar mais uma vez que somos absolutamente solidários com a China", acrescentou.

A China considera Taiwan parte de seu território e alertou que uma visita de Pelosi seria considerada uma grave provocação. 

Poucas horas antes, a Rússia acusou o governo dos Estados Unidos de "desestabilizar o mundo" e provocar tensões a respeito de Taiwan.

 

"Washington desestabiliza o mundo. Nem um único conflito solucionado nas últimas décadas, mas muitos provocados", afirmou no Telegram a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

A declaração pretende rebater as acusações do governo dos Estados Unidos contra a Rússia, de provocar uma desestabilização com a ofensiva militar na Ucrânia, e foi divulgada após as advertências da China contra uma visita de Pelosi a Taiwan.

Pelosi iniciou uma viagem por vários países asiáticos, que já a levou a Singapura e nesta terça-feira está na Malásia. O itinerário inclui escalas na Coreia do Sul e Japão, mas a perspectiva de uma visita a Taiwan ainda chama a atenção.

Veja também

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Newsletter