Logo Folha de Pernambuco

Restrição

Visitas a unidades da Funase estão suspensas a partir de segunda-feira (8)

Medida vale, inicialmente, até o dia 17 de março

Socioeducandos se comunicarão com os familiares através de videochamadasSocioeducandos se comunicarão com os familiares através de videochamadas - Foto: Divulgação/Funase

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) determinaram a suspensão temporária das visitas presenciais a 15 unidades socioeducativas de Pernambuco.

A medida foi anunciada nesta quinta (4), entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (8) e vale, inicialmente, até o dia 17 de março. 

As visitas que já estavam programadas para estes sábado (6) e domingo (7) poderão ocorrer mediante o cumprimento de todos os protocolos de combate ao novo coronavírus, entre elas, a permissão de acesso de apenas um visitante por interno.

O objetivo da medida é evitar a propagação do vírus nos espaços de atendimento a adolescentes e jovens em privação de liberdade após a prática de atos infracionais. 

A suspensão do comparecimento presencial de familiares dos socioeducandos vale para oito unidades de internação, quatro de internação provisória, duas que funcionam em regime integrado (internação e internação provisória) e para a Unidade de Atendimento Inicial (Uniai). 

Essas instalações estão situadas em nove municípios: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Timbaúba, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina. 

“Estamos dando como alternativa aos familiares dos jovens a comunicação por videochamadas, algo que deu muito certo em 2020”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. 

Socioeducandos da Funase em videochamada com os familiaresFoto: Divulgação/Funase

No ano passado, as visitas presenciais às unidades da Funase ficaram suspensas de abril a agosto, período em que foram realizadas 2,8 mil videochamadas entre familiares e socioeducandos. 

Durante o Plano de Convivência com a Covid-19 implantado em todo o Estado, o acesso dos parentes dos adolescentes e jovens à instituição voltou a ser autorizado mediante regras como o uso de máscaras e a higienização das mãos e de embalagens de produtos alimentícios levados para os internos. 

Também ficou proibido, na ocasião, o ingresso de visitantes do grupo de risco para agravamento da infecção pelo novo coronavírus. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter