Visitas virtuais unem em Pernambuco mais de 700 detentos com famílias
Até o momento mais de 735 visitas familiares foram feitas nas 14 unidades envolvidas
As visitas dos familiares aos detentos que eram presenciais, agora passam a ser virtuais. Desde a semana passada a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) vem implementando nas unidades prisionais de Pernambuco o projeto "Visita Virtual da Família", que busca unir os presos aos parentes através de videochamadas de até três minutos. Estão sendo realizados encontros virtuais com advogados, garantindo o atendimento jurídico. Até o momento mais de 735 visitas familiares foram feitas nas 14 unidades envolvidas.
Há 10 semanas sem visitas presenciais, o contato virtual alivia quem acompanha de longe as notícias sobre o novo coronavírus e tem a preocupação de saber como a família está passando pela pandemia. Os dias e horários são definidos pela Gerência de Tecnologia da Informação da Seres, quando o preso mostra interesse em participar dessa atividade.
Leia também:
STF resiste a pressões para soltar presos durante pandemia
Suspeitos de assassinatos em Bonito são presos em operação policial
Coronavírus faz Brasil pedir 20 vezes mais dinheiro a agências internacionais em 2020
Sob supervisão, a conversa virtual acontece numa sala reservada onde ficam os tablets e celulares cedidos pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. A periodicidade das visitas vai acontecer a partir do volume das solicitações recebidas.
"Essa visita virtual foi criada por nós para continuar possibilitando o encontro entre o preso com os seus familiares. É mais uma forma de fazer com que a família saiba a situação física dos seus familiares encarcerados", disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
A ação jurídica que também acontece em paralelo, resguarda o direito essencial de defesa, bem como de seus advogados particulares. Os atendimentos de ordem jurídica acontecem de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 14h. O Parlatório Virtual surgiu a partir de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Ordem dos Advogados do Brasil (Secção/PE).
Normalmente, por fim de semana, a Seres contabilizava cerca de 25 mil visitas presenciais, sendo que no sábado aconteciam os encontros conjugais e no domingo, os familiares, em todas as 23 unidades prisionais do estado.
Ao todo o sistema prisional comporta mais de 31.400 mulheres e homens privados da liberdade e cumprindo as penas. Segundo a Seres, já são 112 casos confirmados de covid-19, sendo 91 recuperados, 2 internados e 3 óbitos, os demais seguem em isolamento. Ainda há 36 indivíduos com sintomas gripais sendo monitorados pelas equipes de saúde das unidades prisionais.