Logo Folha de Pernambuco

OLINDA E RECIFE

Vistorias da Neoenergia retiram equipamentos irregulares da rede elétrica em focos de Carnaval

Equipamentos instalados de forma não autorizada podem afetar a rede elétrica e até causar incêndios

Fios retirados de postes no Bairro do RecifeFios retirados de postes no Bairro do Recife - Foto: Cortesia

Vistorias da Neoenergia Pernambuco retiram equipamentos de telecomunicação instalados de forma irregular na rede elétrica em focos de folia na capital pernambucana, como o Bairro do Recife e as avenidas Imperial e Dantas Barreto, vias que fazem parte do percurso do desfile do Galo da Madrugada.

O serviço também é realizado em Olinda -
um dos pontos é avenida Getúlio Vargas. O trabalho segue até a  próxima quarta-feira (7), véspera das aberturas do Carnaval 2024. 

No Bairro do Recife, a ação de é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Neoenergia.

Na área, todas as operadoras clandestinas ou irregulares de internet foram cortadas. Segundo a Neoenergia, as empresas foram notificadas antes para efetuarem as devidas correções.

Segundo a distribuidora, até a última sexta-feira (26), mais de 10 toneladas de equipamentos irregulares que ocupavam 435 estruturas foram retiradas. A instalação não autorizada gera risco de choque elétrico e perturbação na rede. 

"Embora o embutimento de toda a fiação seja a aspiração de todos no longo prazo, a sua viabilidade técnica/econômica impõe desafios tão grandes que findam por adiar as soluções possíveis no curto prazo. Entendendo que este é um tema que demanda soluções e compromisso de todos para produzir resultados imediatos, tomamos a iniciativa de desenhar junto com a Neoenergia uma solução intermediária e de baixo custo que respeitasse os requisitos de segurança, desempenho e respeito ao patrimônio histórico e visual do Bairro do Recife", afirmou o Governo de Pernambuco

A pasta de Desenvolvimento Econômico informou também que, embora todas as medidas de contenção de danos tenham sido tomadas previamente e as intercorrências tenham sido todas contornadas, as interrupções geraram dificuldades às empresas do Porto Digital o que instou novas medidas preventivas para o seguimento do trabalho.

Já em Olinda, na avenida Getúlio Vargas, foram inspecionados 560 postes e removidas 22 caixas de internet irregulares.

“No total, vistoriamos cerca de mil postes. Um trabalho que ainda não terminou, pois até a quarta-feira (7) da próxima semana, estaremos nas ruas fazendo a limpeza dos postes e evitando possíveis problemas durante do Carnaval”, afirmou o gerente Operacional da Neoenergia Pernambuco, Temonji Oliveira.

A Neoenergia destaca que equipamentos clandestinos de internet removidos estão entre os principais motivadores de incêndios em postes no Estado.

Os aparelhos pertenciam a algumas empresas de telecomunicações que estavam ocupando os postes de forma irregular, sem nenhum tipo de contrato com a distribuidora ou projeto que garanta a segurança das pessoas e instalações. Além disso, utilizavam equipamentos em desacordo com as normas técnicas e de segurança exigidos pelas agências reguladoras.

Ainda de acordo com a Neoenergia, foram eliminados, além das caixas clandestinas, outros pontos de risco, como cabos baixos em calçadas e travessias de ruas, fios de telefonia partidos e instalações próximas de rede elétrica, causados pelas mesmas instalações.

 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter