Vítimas da Covid-19 recebem homenagem em memorial no Alto da Sé, em Olinda
Com cerca de 400 fotos expostas, espaço estará aberto à visitação de 16 de março a 23 de maio
A Catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife, localizada no Alto da Sé, Centro Histórico de Olinda, dá início nesta quarta-feira à montagem de um memorial às vítimas de Covid-19 e homenagem aos profissionais da saúde e serviços essenciais atuantes no combate à pandemia. No local, cerca de 400 fotos ficarão expostas em espaço aberto à visitação do dia 16 de março a 23 de maio.
A noite de abertura do memorial acontece na próxima sexta-feira (12), e conta com a vigília de oração a partir das 18h, momento em que os fiéis se reúnem em orações por todas as vítimas fatais do novo coronavírus. Diante das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias, a celebração será transmitida pelo canal do YouTube e página no Facebook da Arquidiocese de Olinda e Recife e pela Rádio Olinda, no intuito de que o maior número de pessoas faça parte do momento de oração. No templo religioso apenas pessoas convidadas como familiares, profissionais da saúde, equipe da vacinação e lideranças religiosas estarão presentes.
A data escolhida para inauguração faz referência a triste junção entre o aniversário de Olinda e Recife e um ano da confirmação dos primeiros dois casos de Covid-19 em Pernambuco, registrado em um casal em 12 de março de 2020. Segundo o monsenhor Albérico Bezerra, cura da Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, o momento é de solidariedade e fé.
“Nós vimos que não se podia celebrar nenhuma festa, comemorado o aniversário de Olinda e Recife, mas como tinha essa coincidência nós pensamos em fazer alguma coisa que mostrasse, como igreja, a nossa solidariedade, proximidade e nossa fé, junto às pessoas falecidas, mas sobretudo aos familiares e aos profissionais da saúde”, disse o monsenhor.
Leia também
• Catedral da Sé fará memorial aos mortos pela Covid-19
• São Paulo inaugura memorial em homenagem às vítimas da Covid-19
• Memorial faz homenagem a mais de 300 médicos vítimas da Covid-19 no Brasil
As visitas ao memorial acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, nos sábados das 11h às 16h, e nos domingos das 8h às 13h. “O objetivo é mostrar como igreja a nossa proximidade, nossa solidariedade, nesse momento tão difícil que o mundo está vivendo, e que a gente quer particularizar aqui, perto de nós, junto às famílias, junto aos trabalhadores da saúde” finalizou o monsenhor Albérico Bezerra.