Logo Folha de Pernambuco

Homenagem

Vítimas da Covid-19 recebem homenagem em memorial no Alto da Sé, em Olinda

Com cerca de 400 fotos expostas, espaço estará aberto à visitação de 16 de março a 23 de maio

A noite de abertura do memorial acontece na próxima sexta-feira (12)A noite de abertura do memorial acontece na próxima sexta-feira (12) - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A Catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife, localizada no Alto da Sé, Centro Histórico de Olinda, dá início nesta quarta-feira à montagem de um memorial às vítimas de Covid-19 e homenagem aos profissionais da saúde e serviços essenciais atuantes no combate à pandemia. No local, cerca de 400 fotos ficarão expostas em espaço aberto à visitação do dia 16 de março a 23 de maio. 

A noite de abertura do memorial acontece na próxima sexta-feira (12), e conta com a vigília de oração a partir das 18h, momento em que os fiéis se reúnem em orações por todas as vítimas fatais do novo coronavírus. Diante das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias, a celebração será transmitida pelo canal do YouTube e página no Facebook da Arquidiocese de Olinda e Recife e pela Rádio Olinda, no intuito de que o maior número de pessoas faça parte do momento de oração. No templo religioso apenas pessoas convidadas como familiares, profissionais da saúde, equipe da vacinação e lideranças religiosas estarão presentes.

A data escolhida para inauguração faz referência a triste junção entre o aniversário de Olinda e Recife e um ano da confirmação dos primeiros dois casos de Covid-19 em Pernambuco, registrado em um casal em 12 de março de 2020. Segundo o monsenhor Albérico Bezerra, cura da Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, o momento é de solidariedade e fé. 

“Nós vimos que não se podia celebrar nenhuma festa, comemorado o aniversário de Olinda e Recife, mas como tinha essa coincidência nós pensamos em fazer alguma coisa que mostrasse, como igreja, a nossa solidariedade, proximidade e nossa fé, junto às pessoas falecidas, mas sobretudo aos familiares e aos profissionais da saúde”, disse o monsenhor. 

 
As visitas ao memorial acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 16h,  nos sábados das 11h às 16h, e nos domingos das 8h às 13h. “O objetivo é mostrar como igreja a nossa proximidade, nossa solidariedade, nesse momento tão difícil que o mundo está vivendo, e que a gente quer particularizar aqui, perto de nós, junto às famílias, junto aos trabalhadores da saúde” finalizou o monsenhor Albérico Bezerra.

 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter