INTERNACIONAL

Vítimas de contaminação de HIV por transfusões de sangue no Reino Unido devem ser indenizadas

Recomendação é que sobreviventes e familiares das vítimas recebam 100 mil libras esterlinas; caso aconteceu nos anos 70 e 80; cerca de 4 mil pessoas se infectaram

Doação de sangueDoação de sangue - Foto: Divulgação

As mais de 4 mil vítimas sobreviventes de um erro do Sistema Público de Saúde britânico, o NHS, devem ser indenizados em cerca de 100 mil libras, segundo recomendação de um comitê que investiga o episódio. O caso, que aconteceu entre os anos 70 e 80, fez com que pacientes se contaminassem com HIV após fazerem transfusões com sangue contaminado.

Segundo o jornal inglês The Guardian, pelo menos 2.400 pessoas morreram após se infectarem com HIV e Hepatite C por conta do erro. O comitê também investiga os impactos do erro médico na vida das famílias das vítimas e a resposta do governo britânico ao episódio.

Uma carta recomendando o pagamento do dinheiro às vítimas foi enviado pelo comitê ao Tesoureiro Geral do Reino Unido.

"Sou obrigado a reconhecer que a melhor maneira de fazer pagamentos rapidamente é através dos atuais esquemas de apoio às vítimas do sangue infectado. É por isso que decidi recomendar que pagamentos provisórios não inferiores a £ 100 mil sejam feitos a todas as pessoas e a todos os parceiros enlutados atualmente registrados", disse Brian Langstaff, ex-juiz da Suprema Corte britânica e atual presidente do comitê de inquérito criado pelo governo em 2017 para investigar o caso.

A declaração de Langstaff vem após uma série pedidos terem sido feitos no início do mês para que o governo do país pague indenizações às vítimas antes que mais delas venham a morrer. Um abaixo assinado, feito pela Sociedade de Hemofilia, foi entregue ao primeiro-ministro Boris Johnson.

Veja também

Escola Eleva Recife lança programa de bolsa de estudos para alunos do ensino médio
OPORTUNIDADE

Escola Eleva Recife lança programa de bolsa de estudos para alunos do ensino médio

AVC: Estudo revela que casos aumentaram 70% em 31 anos; veja as causas principais
CIÊNCIA

AVC: Estudo revela que casos aumentaram 70% em 31 anos; veja as causas principais

Newsletter