Logo Folha de Pernambuco

DIA DA MULHER

Praia de Boa Viagem ganhará cem bancos vermelhos em memória às vítimas de feminicídio em Pernambuco

Realizada pelo Instituto Banco Vermelho,, intervenção buscar chamar para a luta pelo feminicídio zero

 Instituto Banco Vermelho instala 100 bancos vermelhos na faixa de areia da praia de Boa Viagem em memória às vítimas de feminicídio em Pernambuco Instituto Banco Vermelho instala 100 bancos vermelhos na faixa de areia da praia de Boa Viagem em memória às vítimas de feminicídio em Pernambuco - Foto: Divulgação

O Instituto Banco Vermelho, manifesto de conscientização e combate ao feminicídio e à violência contra a mulher, realiza nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, um ato de sensibilização em memória às vítimas de feminicídio em Pernambuco e em prol da vida das mulheres. Cem bancos cenográficos estarão, das 6h às 17h, na faixa de areia da praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção das autoridades e da população para o combate ao feminicídio. Os bancos cenográficos terão 60 centímetros de altura e, como o nome diz, a cor vermelh. Neles, haverá aplicações de frases de impacto em combate à violência contra a mulher, e nomes de vítimas de feminicídio. 

“Infelizmente, o Brasil vive um momento de grande escalada da violência contra a mulher. Mas acreditamos na mudança deste cenário por meio de iniciativas sociais educativas, medidas preventivas para a segurança das mulheres e da implantação de políticas públicas com foco no feminicídio zero”, enfatiza Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho.

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em dezembro de 2023, o Brasil registrou uma pequena redução no número de feminicídio. De janeiro a outubro de 2023, foram registrados oficialmente 1.158 feminicídios, uma queda em torno de 2,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior (2022). Em média, quatro mulheres são vítimas de assassinato em razão do seu gênero no país. 

Em Pernambuco, sede do Instituto Banco Vermelho, o cenário não é diferente. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social, o Estado contabilizou oficialmente 69 feminicídios de janeiro a dezembro de 2023. Além disso, o Estado registrou mais de 47 mil casos de violência familiar e doméstica contra a mulher no período de janeiro a novembro de 2023.

“Atuamos em diversas frentes de mobilização e articulação em todo o País, abrindo canais de diálogo com todos os poderes e iniciativas privadas para a implantação de medidas educativas, informativas e culturais para a transformação social a respeito da violência contra a mulher. Essa é uma causa nossa, em coletividade. E não podemos silenciar mais para este cenário de tamanha brutalidade contra a vida das mulheres", afirmou Paula Limongi, diretora executiva do Instituto Banco Vermelho..

A inspiração para a iniciativa neste “8M”, como também é conhecido o Dia Internacional da Mulher, vem da intervenção realizada na Cidade do México, batizada de “Zapatos Rojos”, protesto idealizado por uma artista plástica que perdeu sua irmã para o feminicídio e consiste na colocação de centenas de sapatos vermelhos em uma praça localizada no coração da Cidade do México. O ato 8M do Instituto Banco Vermelho conta com o apoio da Uninassau.

Veja também

Newsletter