Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Vitória da Ucrânia contra a Rússia "depende" dos Estados Unidos, diz Zelensky

"O plano para a vitória (...) depende principalmente do apoio dos Estados Unidos. E de outros [países] parceiros", declarou o presidente ucraniano

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (C), participa de uma reunião com o Secretário de Estado dos EUA e o Secretário de Relações Exteriores da Grã-Bretanha no Palácio Mariinsky em KievO presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (C), participa de uma reunião com o Secretário de Estado dos EUA e o Secretário de Relações Exteriores da Grã-Bretanha no Palácio Mariinsky em Kiev - Foto: Mark Schiefelbein / POOL / AFP

A Ucrânia tem um plano para derrotar militarmente a Rússia que "depende principalmente" do apoio dos Estados Unidos, disse, nesta quarta-feira (11), o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, em um momento em que o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, visita Kiev.

"O plano para a vitória (...) depende principalmente do apoio dos Estados Unidos. E de outros [países] parceiros", declarou Zelensky em coletiva de imprensa.

O chefe de Estado ucraniano já havia mencionado a preparação deste plano no final de agosto, sem dar mais detalhes. Na época, disse apenas que a incursão ucraniana na região russa de Kursk, lançada em 6 de agosto, fazia parte do projeto.

As declarações de Zelensky surgem dois meses antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos, o que poderá representar um desafio para a Ucrânia caso o republicano Donald Trump vença as eleições contra a democrata Kamala Harris.

Os republicanos estão profundamente divididos em relação à Ucrânia e o retorno de Trump à Casa Branca poderá mudar radicalmente a política externa de Washington.

Os colaboradores de Trump sugeriram que, se ele vencer, usará a ajuda a Kiev para forçar a Ucrânia a fazer concessões territoriais à Rússia e acabar com a guerra que começou quando a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

 

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter