Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Viúva de Navalny chama Putin de "mentiroso, assassino" no dia de sua posse

"Nosso país é governado por um mentiroso, um ladrão, um assassino. Mas isto, sem dúvida, acabará", disse Navalnaya

 Yulia Navalnaya, esposa do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny Yulia Navalnaya, esposa do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny - Foto: Kai Pfaffenbach/AFP

A opositora russa no exílio Yulia Navalnaya, viúva de Alexei Navalny, acusou nesta terça-feira o presidente Vladimir Putin de "mentiroso, ladrão, assassino", no dia em que o chefe de Estado tomou posse para o quinto mandato.

"Nosso país é governado por um mentiroso, um ladrão, um assassino. Mas isto, sem dúvida, acabará", disse Navalnaya, cujo marido, o principal opositor do Kremlin, morreu em fevereiro em uma penitenciária isolada da região do Ártico.

Com Putin "no comando, nosso país não terá nem paz, nem desenvolvimento, nem liberdade", acrescentou a opositora em uma mensagem de vídeo publicada nas redes sociais.

"Esta guerra é sangrenta e insensata. Ninguém a deseja, exceto Putin", afirmou, em referência à ofensiva militar russa contra a Ucrânia.

"Em cada um dos seus mandatos, a situação só piora e é assustador imaginar o que acontecerá enquanto Putin permanecer no poder", completou, antes de citar "centenas de presos políticos na Rússia que enfrentam condições desumanas".

Navalnaya, os seus seguidores e vários líderes estrangeiros acusaram o presidente russo pelo assassinato de Alexei Navalny, que cumpria uma longa pena de prisão por "extremismo". O Kremlin nega as acusações.

Veja também

Newsletter