Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Vladimir Putin parabeniza "querido amigo" Xi Jinping por seu aniversário de 70 anos

Em meio à guerra contra a Ucrânia, líder russo pediu ao presidente chinês que laços entre os dois países sejam estreitados

Presidente da China, Xi Jinping, se encontra com par russo, Vladimir Putin, no Kremlin Presidente da China, Xi Jinping, se encontra com par russo, Vladimir Putin, no Kremlin  - Foto: Sergei Karpukhin/AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou felicitações, nesta quinta-feira (15), a Xi Jinping pelo aniversário de 70 anos do chefe de Estado chinês. Na mensagem de parabéns, o líder russo pede a Xi, a quem chama de "querido amigo", para estreitarem as relações em meio ao conflito das tropas russas com a Ucrânia.

"Desejo sinceramente a você, querido amigo, boa saúde, felicidade, prosperidade e sucesso", escreveu Putin em um telegrama publicado no site do Kremlin. "Conto com a continuação do nosso diálogo construtivo e trabalho conjunto estreito sobre questões bilaterais, regionais e internacionais atuais para o bem dos povos da Rússia e da China", enfatizou.

Putin elogiou Xi por considerar que a China, sob sua liderança, teve "sucessos impressionantes". "A economia nacional mostra um crescimento constante, a riqueza dos cidadãos aumentou, a posição de Pequim no cenário mundial é fortalecida", complementou ele no aceno público.

O presidente russo também destacou os "esforços" de seu colega chinês para fortalecer "relações de parceria global e cooperação estratégica" entre Moscou e Pequim. Rússia e China mantêm relações estreitas que se intensificaram desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, e a chuva de sanções ocidentais contra a economia russa.
 

O governo chinês não condenou a ofensiva russa contra seus vizinhos ucranianos. Xi Jinping, inclusive, visitou Moscou em março deste ano, dizendo que as relações bilaterais haviam entrado em "uma nova era".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter