Logo Folha de Pernambuco

Trump

Von der Leyen propõe a Trump substituir gás russo fornecido à UE pelo dos EUA

Durante a campanha, Trump prometeu tarifas de pelo menos 10%

Ursula von der LeyenUrsula von der Leyen - Foto: John Thys / AFP

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta sexta-feira (8) que propôs a Donald Trump que os Estados Unidos forneçam mais gás natural liquefeito (GNL) ao bloco para substituir o que vem da Rússia.

Com o retorno de Trump à Casa Branca após uma campanha carregada de ameaças de tarifas altas a produtos estrangeiros, a União Europeia (UE) quer evitar uma prejudicial guerra comercial com seu maior aliado.

Von der Leyen, a presidente do braço executivo da UE, ressaltou que é "muito importante" que Bruxelas se comprometa com Trump em torno de "interesses comuns".

"Os interesses comuns são, por exemplo - este é um tema que tocamos, não diria que discutimos -, todo o tema do GNL", afirmou aos jornalistas em Budapeste, onde os líderes da UE se reuniram por dois dias.

"Ainda recebemos bastante GNL da Rússia. Por que não substituí-lo pelo GNL americano, que é mais barato para nós e nos permitiria reduzir nossos preços de energia?", perguntou.

Durante a campanha, Trump prometeu tarifas de pelo menos 10% em todas as importações e outras medidas. O objetivo, disse ele, é atacar países que há anos "enganam" os Estados Unidos e reduzir o déficit comercial americano.

A União Europeia aumentou suas compras de GNL americano desde a invasão russa da Ucrânia em 2022, mas não conseguiu cortar completamente seu vínculo energético com Moscou.

Veja também

ONU alerta sobre aumento de ataques cibernéticos contra hospitais
RISCO

ONU alerta sobre aumento de ataques cibernéticos contra hospitais

Subsidiária da Telefónica na Venezuela vai pagar US$ 85 milhões nos EUA por caso de suborno
Venezuela

Subsidiária da Telefónica na Venezuela vai pagar US$ 85 milhões nos EUA por caso de suborno

Newsletter