Logo Folha de Pernambuco

Nasa

Voo da Nasa e da SpaceX rumo à ISS é adiado mais uma vez

O lançamento estava previsto para o domingo, mas devido ao mau tempo o procedimento foi adiado para a quarta-feira

Foto da ISS tirada logo após o ônibus espacial Atlantis ter se desencaixado do posto avançado orbital em 17 de setembro de 2006Foto da ISS tirada logo após o ônibus espacial Atlantis ter se desencaixado do posto avançado orbital em 17 de setembro de 2006 - Foto: NASA

A Nasa e a SpaceX adiaram nesta segunda-feira (1º) pela segunda vez em poucos dias o lançamento do foguete que levará quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) porque um dos membros da tripulação apresenta um "problema de saúde leve".

"Não é uma emergência médica e não está relacionado com a covid-19", informou a Nasa em um comunicado, sem dar mais detalhes.

Os astronautas americanos Raja Chari, Kayla Barron e Tom Marshburn, assim como o alemão Matthias Maurer, ficarão em quarentena no Centro Espacial Kennedy até então, acrescentou a agência espacial americana.

O lançamento estava previsto para o domingo, mas devido ao mau tempo o procedimento foi adiado para a quarta-feira.

Agora, o lançamento foi remarcado para o sábado às 23h36 locais (00H36 de domingo, hora de Brasília), de Cabo Cañaveral, na Flórida.

A Nasa não divulgou o nome do astronauta doente.

Esta missão, denominada Crew-3, faz parte a associação bilionária da Nasa com a SpaceX, a companhia de Elon Musk. Foi assinada após o encerramento do programa de ônibus espaciais, em 2011, para retomar os voos espaciais tripulados do solo americano.

Os astronautas vão passar seis meses na ISS e realizar vários experimentos a bordo deste laboratório orbital.

Eles vão substituir os quatro astronautas da Crew-2, que estão desde abril na ISS.

A volta à Terra da Crew-2 está programada "para o começo de novembro", mas nesta segunda-feira a Nasa afirmou que "continua avaliando datas" e não descarta uma "passagem indireta" entre as duas tripulações.

Veja também

Tombamento de usina é novo capítulo de luta pela memória da ditadura
ditadura

Tombamento de usina é novo capítulo de luta pela memória da ditadura

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique
moçambique

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Newsletter