Logo Folha de Pernambuco

PANDEMIA

Voos cancelados e escolas fechadas por foco de Covid na China

Foco está vinculado a um grupo de turistas

Teste de Covid-19 na ChinaTeste de Covid-19 na China - Foto: AFP

As autoridades da China cancelaram centenas de voos, fecharam escolas e iniciaram uma grande campanha de testes para conter um novo foco de Covid-19 vinculado a um grupo de turistas.

A origem do foco está ligada a um casal de idosos que viajava com um grupo de turismo. Eles iniciaram o deslocamento em Xangai, antes de voar para Xi'an (centro) e as províncias de Gansu e Mongólia Interior (norte).

Desde então foram detectados dezenas de casos vinculados, com contatos próximos em pelo menos cinco províncias e regiões, incluindo a capital Pequim.

Nesta quinta-feira, a Comissão Nacional de Saúde da China notificou 13 novos contágios locais.

Na severa estratégia anticovid da China que tem o objetivo de eliminar todos os casos, as autoridades das áreas afetadas adotaram testes em larga escala, fecharam locais turísticos, escolas e áreas de entretenimento e ordenaram confinamentos em alguns complexos residenciais.

Em algumas localidades como a cidade de Lanzhou, capital de Gansu, com quatro milhões de habitantes, as autoridades pediram aos moradores que não saiam de caso se não for necessário. E em caso de necessidade, apenas com teste negativo de covid-19.

Os aeroportos nas regiões afetadas cancelaram dezenas de voos, segundo o site VariFlight. Quase 60% dos voos para os principais aeroportos de Xi'an e Lanzhou foram suspensos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter