Logo Folha de Pernambuco
Parlamento da França

Votação polêmica no Parlamento da França gera acusações de fraude

As eleições legislativas deixaram uma câmera fragmentada

Uma votação turbulenta no Parlamento da França resultou nesta sexta-feira (19) em acusações de manipulação das cédulas.Uma votação turbulenta no Parlamento da França resultou nesta sexta-feira (19) em acusações de manipulação das cédulas. - Foto: Stephane de Sakutin/AFP

Uma votação turbulenta no Parlamento da França resultou nesta sexta-feira (19) em acusações de manipulação das cédulas e de fraude, feitas por políticos de esquerda e direita.

Após duas horas e meia de uma votação polêmica para eleger os vice-presidentes da Assembleia Nacional, descobriu-se que as urnas continham dez envelopes a mais do que o número de eleitores possíveis.

A presidente reeleita da câmara baixa do Parlamento francês, Yaël Braun-Pivet, do partido centrista Renascimento - liderado pelo presidente Emmanuel Macron - determinou a repetição da votação, o que levou os deputados a exigirem uma investigação.

Ao final, os seis vice-presidentes foram eleitos, após uma nova votação em dois turnos. O partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN), de Marine le Pen, não conseguiu manter seus dois candidatos em seus postos, que foram para dois parlamentares do partido de esquerda radical A França Insubmissa (LFI), uma deputada do grupo de centro-direita Horizontes, o aliado de Macron e ministro da Indústria, Roland Lescure, e dois parlamentares dos Republicanos (LR).

As eleições legislativas deixaram uma câmera fragmentada, em que a aliança esquerdista Nova Frente Popular (NFP) ficou em primeiro lugar, com 193 deputados, mas longe da maioria absoluta, de 289 cadeiras. Esse grupo frágil, formado por socialistas, comunistas, verdes e a LFI, quer comandar o governo, mas os diferentes partidos ainda não chegaram a acordo sobre um possível candidato a primeiro-ministro.

A aliança de centro-direita de Macron conta com 164 cadeiras, e o RN tem 143.

Veja também

Newsletter